Moedas em lápides: entenda o real motivo por trás dessa tradição
Essa lembrança pode carregar um significado mais profundo do que você imagina.
A morte é a única certeza da vida. Essa frase explica exatamente o porquê, infelizmente, a maioria das pessoas já foi a um cemitério ou terá de ir algum dia. Por lá, é comum ver diversos “presentes” espalhados, como flores, fotos ou até moedas nos túmulos.
Itens como esses são para lá levados pelos familiares e amigos dos falecidos como uma forma de lembrança e em memória e respeito aos entes queridos.
E se você já passou por uma lápide e notou o brilho de uma ou mais moedas colocadas ao redor, ou em cima dos túmulos, saiba que isso carrega um grande significado. Saiba qual é ele a seguir.
O que significam moedas nos túmulos?
É evidente que todo tipo de presente deixado aos entes falecidos possui seus significados, sendo carregados de emoções e sentimentos. Mesmo assim, pode parecer um pouco inusitado ver uma moeda na lápide se você não sabe o porquê disso. Ainda assim, elas têm um propósito e um sentido especial.
Acontece que essas lembranças são deixadas às pessoas que fizeram parte do serviço militar de seu país. Para honrar o falecido militar e agradecer por seus serviços de proteção à nação, seus companheiros costumam colocar moedas de diferentes valores que inclusive têm sentidos distintos.
Significados diferentes do convencional
A cada visita, uma moeda pode ser deixada pelo companheiro ou amigo. Mas uma moeda de 50 centavos, por exemplo, não expressa o mesmo que uma de 25 centavos.
Se 10 centavos forem deixados em um túmulo, significava que o visitante que deixou serviu juntamente com o falecido.
Uma moeda de R$ 0,25 pode significar que a pessoa que a deixou por lá estava presente no momento da morte do militar. Já a de R$ 0,05 é geralmente colocada por alguém que serviu ao mesmo batalhão que o falecido.
Porém, ainda é possível deixarem moedas apenas para expressar a gratidão pelos serviços prestados ao país.