Idade do planeta Terra: tudo o que nunca te contaram sobre esse mistério
Aqui, você realmente entende como foi descoberta a idade do planeta Terra.
A Terra é um planeta com uma idade estimada. No entanto, não se tem ideia de há quanto tempo ela existe realmente. Portanto, é comum para a Ciência pensar que a formação da Terra ocorreu por meio de um processo que se conhece como acreção.
Por sua vez, a acreção envolveu uma aglomeração gradual de partículas de poeira e detritos cósmicos ao longo de milhões de anos.
Ao longo de sua história, a Terra passou por várias transformações, e alguns eventos permaneceram, incluindo a adição da vida, a formação de oceanos e continentes, ocorrência de extinções em massa e evolução das espécies.
O registro geológico da Terra nos fornece evidências desses eventos, permitindo que os cientistas estudem e compreendam melhor a história do nosso planeta.
Mas hoje vamos finalmente descobrir qual é a real idade da Terra e como foi descoberta. E se você quiser descobrir também, continue lendo!
Mas como a idade do planeta Terra foi descoberta?
Embora a Terra tenha, em média, 4,54 bilhões de anos, e isso nos pareça ser uma quantidade incrível de tempo, em escala cósmica, a Terra ainda é considerada relativamente jovem.
Pois o Universo tem uma idade estimada de cerca de 13,8 bilhões de anos, o que significa que a Terra surgiu apenas alguns bilhões de anos após o Big Bang, o evento que deu origem ao Universo como o conhecemos.
Assim, a idade que conhecemos hoje foi descoberta por intermédio de vários cálculos desenvolvidos, os quais geraram um resultado essencial para descobrir essa questão.
Os métodos que levaram a isso foram análise de rochas e minerais, estudo da radioatividade, observação de eventos astronômicos e modelagem computacional.
De todos os tipos disponíveis, o mais antigo é a datação radiométrica. Esse método usa a degradação radioativa dos elementos que podem ser encontrados nas rochas e nos minerais.
Porém, há uma questão essencial: a rocha precisa se manter intacta para que haja remoção de isótopo adequada do pai ou da filha. Caso contrário, não haverá um resultado adequado.
Mas, felizmente, esse método foi o responsável por ajudar no processo de descoberta da idade da Terra. Foi graças a um meteorito que os cientistas conseguiram encontrar a idade, pois os estudiosos acreditam que os meteoritos existam desde que o Sistema Solar passou a existir.
Ao longo do tempo, os cientistas refinaram esses métodos e desenvolveram novas técnicas para melhorar a precisão da datação. Hoje, a idade da Terra é amplamente aceita em cerca de 4,54 bilhões de anos, com base em uma ampla gama de evidências científicas.