Jeitinho brasileiro de falar: você sabe como são os sotaques pelo Brasil?
Forma de falar em cada estado ou região sofreu influências de diferentes povos ao longo do tempo.
O Brasil é um dos países de maior extensão territorial do mundo. Com isso, há diferença significativa entre o falar de cada região, principalmente de acordo com a influência dos povos que viveram no local. Com base nisso, apresentaremos a seguir alguns dos jeitos típicos de o brasileiro falar.
Entenda a diferença de sotaques em cada uma das regiões do Brasil.
Sotaques pelo país
Os portugueses foram nossos colonizadores, mas outros países, como Espanha e Itália, além do povo africano, também compartilharam um pouco da sua cultura aqui em nossas terras, onde já existiam povos indígenas.
Conheça alguns dos jeitos brasileiros de falar:
1. Baiano
O baiano tem uma forma mais “cantada” de falar, com a letra S em destaque de forma assoviada.
2. Paulista
Quanto aos paulistas, na capital do estado, os habitantes costumam falar de forma mais rítmica. Além dos indígenas e portugueses, a capital sofreu influência dos italianos.
3. Catarinense
Assim como o baiano, essa forma também é cantada, mas de forma mais rápida. Para eles, a pronúncia mais forte fica na letra E.
4. Carioca
O estado do Rio de Janeiro foi designado como morada da coroa portuguesa, e esses povos foram os maiores influenciadores do modo de falar carioca.
A principal característica é a presença do S com som de X por conta do chiado. Outros estados litorâneos, como Santa Catarina e Pará, também falam de forma similar.
5. Paraense
Com forte influência indígena, os paraenses usam mais o “tu” e não impõem tanto o R e o S.
6. Gaúcho
Para os gaúchos, duas letras se destacam em sua comunicação: o R e o L bem acentuados. A região Sul do país recebeu muita influência dos espanhóis que ali habitavam.
7. ‘Caipira’
Muito comum no interior de São Paulo, esse modo de falar teve influência das línguas indígenas e também dos portugueses. É comumente marcado pela acentuação da letra R.
8. Mineiro
A população de Minas Gerais abusa das palavras no diminutivo. Além disso, o sotaque se mistura entre os estados vizinhos Bahia e São Paulo.