Jim Lee assume posto de presidente da DC Comics: o que esperar da nova liderança?
Com uma carreira de sucesso no mundo dos quadrinhos e da indústria criativa, Jim Lee é visto como uma escolha promissora para liderar a editora rumo ao futuro.
Na última quarta-feira, (03/05), A DC Comics anunciou que o renomado desenhista, roteirista e editor de quadrinhos Jim Lee foi promovido a presidente da editora.
O desenhista já era o publisher da editora e, agora, além de continuar com suas funções, passará a integrar a DC no conglomerado da Warner Bros. Discovery como seu representante.
Lee cuidará especialmente dos esforços criativos e do portfólio de publicações de quadrinhos em todas as mídias do grupo, apoiando estúdios e marcas da Warner Bros.
Quem é Jim Lee?
Jim Lee nasceu em Seul, na Coreia do Sul, mas foi criado em St. Louis, nos Estados Unidos. Ele é considerado um dos nomes mais conhecidos no mundo dos quadrinhos dos EUA.
Ele já trabalha no universo DC há algum tempo e já viu grandes proprietários assumirem a posse da empresa e empurrá-la de um lado para outro. Alguns proprietários foram: a Time Warner, a AT&T e a Discovery.
A equipe e os funcionários da DC Comics enxergam a promoção de Lee como uma continuidade na era da Warner Bros. Discovery e acreditam que, com o novo editor, os ruídos sobre os trabalhos do estúdio que foram recém-lançados sob o comando de James Gunn e Peter Safran irão cessar.
Ironicamente, Lee já foi um dos principais artistas da Marvel no início dos anos 1990. Em sua passagem pela empresa, conseguiu estabelecer um recorde que até hoje não foi batido.
O coreano vendeu cerca de 4 milhões de exemplares de “X-Men” nº 1 de 1991 em uma única edição. O sucesso dos quadrinhos foi tanto que Lee e outros criadores decidiram deixar a empresa para criar sua própria editora, a Image Comics.
Mais tarde, a DC comprou um dos selos da Image Comics, criado por Lee. O selo de Wildstorm possibilitou que ele entrasse na companhia e se tornasse uma das principais mentes criativas.
Ele foi responsável por eventos como “The New 52” e “Rebirth”, que relançaram linhas inteiras de revistas em quadrinhos mensais de super-heróis.
Com a liderança de Lee, a DC começa a entrar no mercado de quadrinhos digitais com o serviço de assinatura digital da empresa, além de mostrar a importância dos mercados internacionais.