Atenção, motoristas! Multas por películas automotivas agora estão mais rigorosas; veja novas regras
É importante que motoristas estejam cientes das mudanças e evitem ser autuados. Fique por dentro das novas regras para não ser pego de surpresa!
Muita atenção, motoristas! Uma nova regra entrou em vigor em janeiro deste ano e talvez você ainda não saiba. Trata-se das películas automotivas: agora, é necessário que todos os motoristas cumpram uma nova especificação legal.
Ocorre que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabeleceu uma nova regra que diz respeito à transparência das películas automotivas. Desde então, a taxa de visibilidade não pode ser menor do que de 70%, mas anteriormente ela podia chegar até a 75%.
Com isso, os motoristas que descumprirem a regra e dirigirem com a película fora do padrão podem perder cinco pontos na carteira, já que a infração é gravíssima.
Além do mais, o veículo sem a película adequada ficará retido pelo agente de trânsito até regularização, enquanto o motorista deverá pagar uma multa no valor de R$ 195,23. Diferentemente, antes o motorista que descumprisse tais regras pagava a metade do custo atual.
Com as atualização dessas exigências, as novas regras servem para todo o território brasileiro e já estão em vigor desde janeiro deste ano.
Em relação às películas que tiveram instalação anteriormente e que são mais escuras do que o percentual que se exige terão de ser trocadas.
Percentual exigido para cada película
Vidro dianteiro
Por ser um vidro fundamental para a visibilidade do motorista, seu percentual não pode ser maior que 70%.
Vidros dos bancos traseiros
Como não interferem na visibilidade do motorista, podem ser utilizadas películas automotivas mais escuras, com taxa de mais ou menos 28%.
É importante estar atento para as formações de bolhas: caso aconteçam, é necessário que haja reparo, uma vez que as bolhas passaram a ser proibidas. As oficinas indicam que haja a troca das películas a cada três anos justamente para evitar a formação dessas bolhas.
Importância das películas adequadas
As películas são um item indispensável, sendo um item de segurança que ajuda a evitar e impedir furtos e roubos. Além disso, elas protegem contra raios solares e ainda escoam rapidamente a água da chuva sem deixar marcas ou gotículas. As películas mais fortes também ajudam a evitar que os vidros fiquem estilhaçados em acidentes.
A transparência das películas automotivas se limita a um percentual porque, dessa maneira, não afeta a visibilidade necessária para o motorista enxergar.
Podem ser mais leves para estética (proteção de privacidade); de alta performance (para redução do calor) e de segurança (que previne furto e vandalismo).
Os motoristas também devem conferir e garantir que a empresa colocou um selo que especifica o percentual. Tal selo deve ficar visível para os fiscais.
Em caso de localizar um veículo com a película irregular, o agente de trânsito costuma dar um prazo de cinco dias para a regularização.
Se for o caso, o motorista terá que se apresentar ao batalhão com o carro já regularizado; mas, caso contrário, poderá haver apreensão do veículo em uma blitz.