‘Buraquinhos’ na porta do micro-ondas: você sabe para que eles servem?

Esses 'pontinhos' não são apenas parte do design; Eles têm uma função muito importante para o bom funcionamento do aparelho.

Um dos aparelhos domésticos mais comuns de se encontrar nas cozinhas são os fornos micro-ondas. Eles vieram para facilitar o aquecimento de diversas coisas, usando radiação eletromagnética para aquecer os materiais que são colocados nele.

Por sua utilidade e complexidade, pode-se notar que esses aparelhos foram muito planejados, tanto na funcionalidade quanto na estética, até nos mínimos detalhes do eletrodoméstico.

Você já deve ter notado que, nas portas desses eletrônicos, há diversos “buraquinhos” que parecem estar dentro do vidro de proteção. Eles completam muito bem o design do forno, mas esse não é o real propósito para o qual foram colocados neste lugar e, na verdade, o motivo pode surpreender.

Por que esses pontos existem?

Na verdade, esses pontos, geralmente circulares ou hexagonais, possuem funções essenciais para o bom funcionamento desses dispositivos, sem relação direta com a estética ou o design.

Se você notar com mais atenção, poderá notar que esse pontos não são individuais, eles fazem parte de um conjunto que forma uma malha, geralmente preta, e são padronizados.

Essa malha auxilia na proteção do micro-ondas, mas não para a proteção dele mesmo, e sim para quem possa usá-lo.

As duas principais funções:

Você sabe para que serve os "buraquinhos" do micro-ondas?
Foto: Hadrian/Shutterstock

Existem duas funções principais e relacionadas. A primeira tem relação com a própria fundamentação do funcionamento desse aparelho. A malha com os orifícios “segura” as ondas eletromagnéticas produzidas dentro do forno.

Essa atenuação da radiação impede que as ondas atinjam coisas fora do forno, já que poderiam passar facilmente pelo vidro transparente quando ligamos o eletrodoméstico.

Sem a malha, poderíamos ficar expostos pelo uso contínuo do micro-ondas, possivelmente prejudicando a saúde. Então, a fim de que isso não aconteça, as ondas são refletidas e permanecem lá dentro, atingindo a comida ou a bebida que é colocada.

Embora pareça óbvio, os buracos existem para que possamos enxergar a parte de dentro do aparelho enquanto ele está em funcionamento. Assim, podemos ver a comida ou o que quer que esteja lá sem precisar abrir a porta toda hora.

você pode gostar também