Colocar o CPF na nota ajuda a aumentar o score de crédito? Entenda
As vantagens de colocar CPF na nota se limitam a alguns estados, saiba quais são.
Aumentar o score de crédito é uma forma de conseguir ter acesso a benefícios financeiros importantes, como contratação de empréstimos pessoais ou liberação de cartões de crédito. Mas o sistema para o aumento de pontuação ainda pode ser um pouco confuso, o que atrapalha as pessoas a usarem as melhores estratégias.
Uma questão que pode gerar dúvidas é se o ato de colocar o CPF na nota ajuda a aumentar a pontuação. Caso essa seja uma dúvida que você tenha, acompanhe os tópicos abaixo.
Como aumentar o score de crédito?
Antes de saber como aumentar o score de crédito, é fundamental entender qual é o benefício de se empenhar em aumentar sua pontuação. Basicamente, um score alto garante mais benefícios de crédito, uma vez que esse score é acessado pelos bancos e por outras instituições financeiras para saber quão bom pagador o consumidor é.
Essa informação é essencial para os bancos e financeiras porque, dessa forma, eles sabem quão confiável para pagar os empréstimos a pessoa é. Até porque é um risco muito alto para o banco emprestar o dinheiro sem ter certeza de que ele vai voltar.
Então, o score conta sobre a reputação do consumidor, mostrando seus costumes financeiros. Mas como aumentar a pontuação? Veja algumas estratégias nos tópicos a seguir:
- mantenha o pagamento das contas em dia, evitando atrasos e, assim, o acúmulo de dívidas;
- evite tomar empréstimos que você não tem certeza de que vai conseguir quitar;
- coloque as contas de água ou luz no seu CPF para mostrar que você tem responsabilidade financeira;
- caso seu nome esteja sujo, faça acordos ou participe do Feirão Limpa Nome para regularizar seu CPF;
- sempre atualize seus dados no site do Serasa;
- opte pelo Cadastro Positivo no site da empresa, quando puder.
Quais as vantagens de colocar o CPF na nota?
Mas, afinal, colocar o CPF na nota ajuda a aumentar o score de crédito ou não? Antes de tudo, entenda que colocar o CPF na nota permite que o Estado saiba que você está fazendo o pagamento correto dos tributos e com isso você garante alguns benefícios.
No entanto, colocar o CPF na nota não aumenta a pontuação do score de crédito. Nem por isso ele deixa de ser vantajoso, pois, com a notificação, o consumidor consegue descontos no pagamento do IPVA ou do IPTU e até mesmo alguns retornos financeiros no final do ano decorrentes dessa premiação.
Então, o fato de você informar ou não o seu CPF no final de uma compra não interfere no seu score de crédito, seja de forma positiva, seja negativa.
Porém, não são todos os estados nacionais que oferecem a opção de inclusão do CPF na nota, os únicos estados que oferecem essa possibilidade são:
- Alagoas;
- Amazonas;
- Bahia;
- Ceará;
- Distrito Federal;
- Maranhão;
- Minas Gerais;
- Pará;
- Paraná;
- Pernambuco;
- Rio de Janeiro;
- Rio Grande do Norte;
- Rio Grande do Sul;
- Rondônia;
- São Paulo;
- Sergipe.
Esta matéria foi útil para você? Conte nos comentários.