TikTok adota IA para criação de avatares dos usuários e gera POLÊMICAS
Esta medida é mais um passo da rede social em direção à inovação tecnológica e busca aprimorar a experiência do usuário no aplicativo.
Especulações recentes revelam que em breve o TikTok, plataforma de vídeos curtos que se popularizou nos últimos tempos, e que é controlada pela ByteDance, irá disponibilizar um serviço especial aos seus usuários. Através da inteligência artificial, os usuários terão a possibilidade de criar os seus próprios avatares.
Ao que tudo indica, o programa será bem similar às ferramentas já disponibilizadas em serviços como o Midjourney e Lensa. A grande novidade tem deixado os usuários do aplicativo entusiasmados e ansiosos.
Segundo informações, o novo recurso levará o nome de “IA Avatars”, e através da ferramenta, os internautas poderão enviar de 3 a 10 fotos de si mesmos, além de escolher cinco estilos de artes diferentes.
Posteriormente, a IA irá gerar pelo menos 30 avatares distintos para que o Creator possa baixar um ou vários modelos de uma vez. Além disso, será possível usar as imagens geradas pela inteligência artificial não somente no próprio TikTok, mas também em outras redes sociais, inclusive como foto de perfil.
A ferramenta desenvolvida pelo TikTok apresenta mais limitações e menos recursos quando comparada ao Lensa, entretanto, os primeiros resultados são bastante animadores, e o novo recurso tem tudo para ser um grande sucesso entre o público da rede social.
Tendo isso em mente, e visando evitar uma possível sobrecarga nos servidores, a plataforma chinesa deverá limitar essa novidade a um único uso por dia (para cada usuário).
Contudo, apesar das especulações e do anúncio envolvendo o uso de inteligência artificial, a novidade ainda não tem data para ser implementada na rede social, e outras informações, como se a mesma estará disponível em todos os países onde a plataforma opera, também não foram divulgadas.
Método polêmico do TikTok
O uso de Inteligência Artificial está se tornando cada vez mais popular ao redor do mundo, porém as imagens geradas por IAs tem sido alvo de polêmica e discussões nos últimos meses.
Nas últimas semanas, diversos artistas tem processado a Lensa, depois de terem descoberto que a inteligência artificial usava partes de seus trabalhos para gerar as fotos personalizadas dos usuários.
Os Estados Unidos estão defendendo a tese de que os materiais criados pelas IAs não devem ser protegidos por direitos autorais. Para eles, não é possível “patentear” algo produzido por uma máquina, mesmo que as inteligências artificiais sejam formadas por conteúdos fornecidos por humanos.
Mesmo com tanta polêmica, ainda não existe uma regulamentação para as inteligências artificiais, e por isso o assunto deve ser tratado com cautela. Diversos países do mundo ainda estudam como implementar as novas regras.