‘Problema do travesseiro’ de Lewis Carroll: será que você é capaz de resolver este enigma?
Este é um ótimo momento para usar toda a sua capacidade cerebral a seu favor! Vamos lá?
Se você gosta de enigmas e desafios visuais, está no lugar certo. Afinal, exercitar o cérebro é uma ótima forma de mantê-lo funcionando perfeitamente, com todas suas atividades cerebrais completas.
Por isso, há um desafio completamente difícil para você. Esses desafios foram criados por Lewis Carroll, que você deve conhecer pela criação de “Alice no País das Maravilhas”. Além disso, ele era um incrível matemático, o que resultou nesse tipo de enigma que chama a atenção.
Neste desafio em específico, você precisará usar a Matemática a seu favor, uma vez que terá que descobrir algumas bolinhas brancas e pretas dentro de um saco. Não entendeu, mas quer se arriscar? Então, continue porque explicaremos.
Desvende o desafio de Lewis Carroll
Você tem um saco, desses que não dá para ver o conteúdo. E nele existem duas bolinhas: uma branca e uma preta. Nisso, você tira mais uma bolinha do bolso e joga dentro desse saco e a sacode. Existem 50% de chances de você tirar uma bola branca, assim como de tirar uma bola preta.
Assim que coloca a mão, tira ao acaso e vê que a bolinha que saiu em sua mão é branca. Quais são as chances de você tirar a outra bolinha branca que está dentro do saco?
Pode parecer fácil, mas você precisa ser inteligente, nesse caso. Tente resolver o problema e descubra se a Matemática está ao seu lado.
Resposta do enigma
Esse tipo de desafio é bem comum em aulas de Matemática, quando se está aprendendo probabilidade. Muita gente acredita que seja um caso de 50/50 de chances, ou seja, uma chance em duas tentativas, mas esse raciocínio está errado.
No caso do desafio, você terá 2/3 de chances de tirar outra bolinha branca do saco. E vamos explicar agora para você o motivo. Existem três bolinhas, duas brancas e uma preta. Ao colocar a mão no saco e mexer, puxando em seguida, você tira uma branca. Se você fizer isso novamente, pode ser que venha outra bolinha branca. E, por fim, a preta.
O que queremos dizer é que você tem duas chances em três tentativas de retirar as bolinhas brancas de dentro do saco, principalmente de forma seguida. Pode parecer muito difícil, mas é mais simples do que se imagina, já que os cálculos de probabilidade podem ajudá-lo(a) a chegar a essa conclusão.
Você conseguiu chegar à conclusão correta? Se sim, parabéns. Isso mostra que nem mesmo os desafios de Lewis Carroll foram páreos para você!
Ah! E uma última curiosidade: chamamos de “problema do travesseiro” porque era na cama, pouco antes de ter seu sono de beleza, que Carroll resolvia tais desafios.