Grande surto de gripe aviária pode provocar uma nova pandemia?
Pandemia de gripe aviária entre mamíferos está causando medo na população. Saiba o que os virologistas sugerem.
Uma nova gripe aviária surgiu no mundo e está sendo transmitida principalmente por aves selvagens, causando o maior surto de gripe aviária da história. A doença está numa crescente constante, infectando muitas aves e diversos mamíferos.
Mesmo que a infecção em humanos seja rara, um caso na Espanha está preocupando todo o mundo frente à possibilidade de transmissão entre seres humanos. Nesse sentido, o que sabemos é que existem duas mutações do vírus H5N1, responsável por essa gripe.
Apenas uma dessas duas mutações é mais eficiente na infecção de seres humanos. Em 2021, esse vírus causou a morte de muitas galinhas, perus, patos e gansos nos Estados Unidos.
Diante desse contexto, os cientistas estão preocupados com a contaminação entre pessoas, que poderia ocasionar uma nova pandemia.
Nova pandemia?
Cientistas da Universidade do Colorado estão estudando o vírus dessa gripe e chegaram a algumas conclusões. De acordo com os virologistas, o H5N1 é altamente patogênico para as aves.
Já nos seres humanos, o impacto desse vírus é mais complexo. No mundo, foram poucas as infecções desse vírus ao longo do tempo (menos de 900 casos foram documentados). No entanto, cerca da metade desses indivíduos foram a óbito.
A boa notícia é que esse vírus não se espalha bem entre os seres humanos. As pessoas que contraíram a doença tiveram contato direto com animais infectados, logo, não é necessário se preocupar, por hora.
Contudo, conseguimos sentir o impacto dessa doença nos preços dos ovos e das carnes de aves, que estão ameaçadas por esse vírus.
O que preocupa os cientistas é que, no final de 2022, começou a ocorrer propagação do vírus em mamíferos na Espanha. No Peru, leões marinhos também foram infectados e sucumbiram ao vírus.
Logo, surgem teorias relativas a nós, que também somos mamíferos. Será que é possível que esse vírus se modifique e ocasione uma nova pandemia? Isso ainda não sabemos ao certo. Porém, a melhor forma de se proteger do H5N1 é evitar contato com aves infectadas.