Perdeu dinheiro por ter feito um Pix errado? Descubra como tê-lo de volta

Há momentos em que precisamos contar com a honestidade das pessoas para reaver nosso dinheiro.

Já aconteceu de você querer cancelar uma compra porque se arrependeu, mas desistiu porque já tinha pago usando o Pix? Pois saiba que é possível recuperar o dinheiro através de meios legais, assim como em casos de fraudes.

Porém, se você transferiu o dinheiro para a pessoa errada pelo Pix, sua única esperança é que ela seja honesta e esteja disposta a devolver o valor.

No entanto, é de suma importância que nós nos aprofundemos nesse tema para que você esteja ciente de que nem tudo está perdido caso tenha passado por situações semelhantes.

Sendo assim, caso esteja buscando ampliar seu conhecimento e obter mais informações sobre esse tema, convidamos você a continuar a leitura deste post, a fim de explorar as diversas possibilidades e soluções que existem para lidar com situações parecidas.

Foto: Shutterstock

Há luz no fim do túnel

Abaixo, você encontrará algumas situações que podem acabar acontecendo no dia a dia, principalmente quando estamos com pressa. No entanto, quando o assunto envolve dinheiro há muita insegurança, o que não é para menos, já que dinheiro não nasce em árvore.

Contudo, infelizmente, assim que realizamos o envio de um Pix não há como realizar o cancelamento, ou seja, há boas chances do seu dinheiro não voltar. Contudo, há algumas situações em que ainda há luz no fim do túnel, e é sobre elas que iremos falar hoje.

Em caso de golpes

Não é de hoje que há muitos anúncios criminosos na internet, a fim de apenas conseguir roubar e enganar para conseguir colocar as mãos no seu dinheiro.

Se você acabou caindo em algum golpe, o melhor conselho é entrar em contato com o Mecanismo Especial de Devolução, área do Banco Central que pode ser muito útil nesses casos.

Mas antes de tudo, faça um B.O., isto é, um boletim de icorrência. Feito isso, agora chegou o momento de você conversar com o seu banco, de preferência em um método oficial.

Assim, você conseguirá que o seu banco entre com um pedido de devolução para a conta que o Pix foi feito. Porém, é preciso esperar no mínimo sete dias até haver algum resultado da análise.

Pix errado

Agora, se você acabou mandando um Pix para o número errado, precisará contar com a honestidade do indivíduo que o recebeu e esperar que ele devolva o valor em seguida.

Caso isso não aconteça e ele permaneça negando a devolução, haverá a necessidade de entrar com um processo.

Não quero mais comprar, e agora?

Por último, se o arrependimento bateu e você não quer mais o produto, fique calmo, pois você possui a proteção do Código de Defesa do Consumidor, o qual garante o seu direito de devolução no valor integral. No entanto, não há nenhuma exigência de que você receba um Pix novamente.

Agora, lembre-se: da próxima vez que for realizar um Pix, não se esqueça de revisar e analisar minuciosamente os dados para não acabar envolvido em complicações.

você pode gostar também