Robô com INCRÍVEIS habilidades: ele pode driblar como um jogador profissional
O objeto foi mostrado no RoboCup!
Você já ouviu falar no RoboCup? É uma competição entre robôs que acontece desde 1997, trazendo os mais variados avanços tecnológicos em questão de robôs e outros detalhes.
Com data marcada para julho em Bordeaux, na França, o RoboCup 2023 promete ainda mais novidades. A ideia dessa competição é criar um time que possa derrotar os campeões da Copa do Mundo de futebol humano até 2050. Ou seja, ainda há muito chão, mas os avanços seguem firmes e fortes.
Apesar de parecer muito distante, os desenvolvedores de robôs estão focados em uma nova missão. Participar do desafio de drible perfeito com uma bola de futebol. E o destaque ficará com o MIT’s Dribblebot, o robô que promete fazer essa jogada perfeitamente.
Veja o robô em ação com seus dribles
Ele parece mais com um cachorro, mas promete entregar bons dribles. E não parece intimidado por outros concorrentes, inclusive o colíder da máquina parece estar bem animado. Confira aqui:
Yandong Ji ainda falou sobre a iniciativa e suas expectativas para o robô:
“As abordagens anteriores simplificam o problema do drible, fazendo uma suposição de modelagem de terreno plano e duro. O movimento também é projetado para ser mais estático; o robô não está tentando correr e manipular a bola simultaneamente.
É aí que as dinâmicas mais difíceis entram no problema de controle. Nós abordamos isso estendendo avanços recentes que permitiram uma melhor locomoção ao ar livre nesta tarefa composta que combina aspectos de locomoção e manipulação hábil.”
O Dribblebot não conta com rodas em seus pés, o que mostra a diferença em seu projeto. A ideia parece para dar firmeza nas pernas do robô e fazer com que os dribles saiam melhores o possível.
Apesar de parecer um grande avanço, o robô ainda sofre com alguns problemas de locomoção. Por exemplo: escadas e inclinações parecem ser um problema para ele. O interessante é que quem está trabalhando com o projeto já prometeu que as modificações vão acontecer aos poucos.
Você acredita que um robô que dá dribles, futuramente, pode vencer uma equipe humana de futebol? Deixe sua opinião nos comentários.