POLÊMICA! Nintendo muda nome de personagem para evitar discriminação
Nintendo altera nome de personagem no Japão para evitar nome ofensivo.
Para a Nintendo, agora as coisas vão de vento em popa. Isso porque “Super Mario Bros. – O Filme” tem sido uma das adaptações de videogame para filme mais aclamadas. O hit “Peaches”, na voz de Jack Black, se tornou o primeiro single solo no top 100 da Billboard Hot na semana passada.
Até aí, tudo sensacional. No entanto, algo que não é nada sensacional é o nome original japonês do chefe inconveniente de Mario e Luigi, que aparece no início do filme. Portanto, na última sexta-feira (21), a empresa anunciou que vai mudar o nome dele. Mas por quê?
Eu vos batizo ‘Spike’
Repare que, na camisa do personagem, ele já aparece com o nome Spike. Mas esse não era o nome original dele em sua primeira aparição, em 1984, no jogo “Wrecking Crew”. Naquela época, ele recebia o nome de Blackie.
Quem anunciou a mudança foi a Nintendo, na sua conta oficial do Twitter – dá para saber que é a conta oficial graças à verificação dourada! –, confira:
ファミリーコンピュータ向けソフト『レッキングクルー』などに登場するキャラクター「ブラッキー」の名称を、欧米での名称と同じ「スパイク」に変更いたします。なお、2023年4月28日に公開される『ザ・スーパーマリオブラザーズ・ムービー』での名称も、同様に「スパイク」となっています。 pic.twitter.com/HhTXEOmzxn
— 任天堂株式会社 (@Nintendo) April 20, 2023
“O nome do personagem ‘Blackie’, que aparece no software de computador da família ‘Wrecking Crew’, será alterado para ‘Spike’, que é o mesmo nome na Europa e nos Estados Unidos. […] Além disso, o nome em ‘The Super Mario Bros. Movie’, lançado em 28 de abril de 2023, também é ‘Spike’.” (tradução automática)
Sobre a ação da Nintendo
Como é possível perceber, o nome do personagem no filme já está atualizado; mas o que leva a Nintendo a realizar tal ação, afinal? O motivo não foi comunicado pela empresa. Contudo, ao que tudo indica, a mudança se deve à possibilidade de a interpretação e tradução do nome terem cunho racista.
Depois de quase 40 anos da apresentação, rebatizar Blackie é um movimento em conformidade com as mudanças contextuais em que o personagem está.
Por fim, desde o grande sucesso do filme, que traz o personagem de volta às telas, nada mais sensato do que lidar com a questão controversa do nome original agora que ele está sendo reapresentado ao público.