Extinção em massa: conheça o evento CATASTRÓFICO que ocorreu em duas etapas
Vida marinha foi a mais impactada por essa extinção. Veja mais detalhes na leitura abaixo.
A história do nosso planeta é marcada por eventos de extinção em massa que tiveram um impacto significativo na evolução da vida. E um dos eventos mais conhecidos é o que ocorreu há cerca de 66 milhões de anos, quando os dinossauros foram extintos.
No entanto, esse não foi o único evento de extinção em massa na história da Terra. De fato, há evidências de que outro grande evento de extinção em massa ocorreu em duas etapas, há aproximadamente 540 milhões de anos.
Estudo sobre extinção em massa
Em estudo publicado na revista Earth and Planetary Science Letters, pesquisadores revelaram que uma análise forneceu evidências de que os oceanos que não receberam oxigênio foram os responsáveis por essa extinção em massa.
Essas pesquisas que exploram como acontecimentos afetaram a Terra há milhões de anos permitem que estudiosos entendam como o aquecimento global atual pode afetar a cadeia alimentar do oceano.
“Estamos estudando a biocrise no período Permiano, mas um aquecimento semelhante está acontecendo hoje por causa de eventos humanos”, disse Thomas Algeo, coautor do estudo e professor de geociências da Universidade de Cincinnati (EUA).
“Os humanos estão imitando os efeitos das erupções vulcânicas como consequência da liberação de carbono na atmosfera.”
O estudo foi liderado pelo pesquisador Huyue Song, da Universidade de Geociências da China, ex-pesquisador de pós-doutorado da Universidade de Cincinnati.
“Hoje, estamos enfrentando vários problemas de mudança global, incluindo aquecimento global, hipóxia oceânica, acidificação da água do mar e declínio da biodiversidade, que são semelhantes às mudanças ambientais durante o intervalo da crise biológica do Permiano Médio”, afirma Song.
Os pesquisadores também identificaram as cinco maiores extinções em massa, dentre elas a mais potente cataclísmica, há 552 milhões de anos. Com nome de “a grande morte”, ela aniquilou 90% da vida oceânica e 70% dos animais terrestres.
Enfim, uma atividade vulcânica maciça foi a responsável por toda essa destruição marinha, segundo Algeo.