Após solicitar a restrição do aprimoramento de IAs, Elon Musk lança ThuthGPT
Mesmo depois de tecer críticas em relação ao aprimoramento de inteligências artificiais, Elon Musk entra na competição com Google e Open Ai com o TruthGPT.
Após escrever uma carta em conjunto com os gigantes da tecnologia solicitando restrição do aprimoramento das inteligências artificiais, Elon Musk, fundador de empresas como SpaceX, Starlink, Neuralink, Tesla e The Boring Co, aparece com mais uma novidade.
A fim de competir com a OpenAI e o Google, o bilionário desenvolveu uma IA para chamar de sua. Recentemente, Musk lançou o TruthGPT, rival direto do famoso ChatGPT que vem se destacando e dando o que falar na web.
O anúncio foi feito por meio de uma entrevista concedida à Fox News. De acordo com Elon Musk, o TruthGPT será uma “suprema inteligência artificial que buscará a verdade e tentará entender a natureza do universo”.
TruthGPT: Nova inteligência artificial de Elon Musk
Segundo o empresário, a IA foi programada para compreender o universo em sua totalidade.
“Acho que esse pode ser o melhor caminho para a segurança, no sentido de que uma IA que se preocupa em entender o universo provavelmente não aniquilará os seres humanos, porque somos uma parte interessante do universo”, afirmou.
Seguindo os passos de Donald Trump, que lançou a rede social “Truth Social” para concorrer com o Twitter e Facebook, Musk se coloca como mais um defensor da verdade.
Por mais que ele tenha sido um dos promotores da OpenAI, ao longo do ano de 2022, o dono da Tesla teceu diversas críticas à empresa por trás do ChatGPT, inclusive solicitando uma pausa nas pesquisas avançadas de IA sob a justificativa de que isso poderia prejudicar a humanidade.
A carta assinada por ele afirma que “os sistemas contemporâneos de IA estão agora se tornando competitivos para os seres humanos em tarefas gerais, caso deixemos as máquinas inundarem nossos canais de informação com propaganda e falsidade”.
Dessa maneira, Musk diz que a tecnologia atual de inteligência artificial “é treinada para ser politicamente correta, o que é apenas outra maneira de dizer coisas que não são verdadeiras”.
Por fim, ainda não se sabe ao certo quais serão os próximos passos de Musk em relação à nova tecnologia, mas certamente a chegada do TruthGPT estremece a OpenAI e o Google.