Software MALICIOSO é encontrado em vários aplicativos disponíveis na Play Store do Google
A descoberta foi realizada pela empresa de segurança digital McAfee, que encontrou mais de 60 aplicativos com o software malicioso.
Nos últimos dias, a empresa de segurança digital McAfee constatou a existência de um malware, isto é, um software malicioso, denominado Goldoson, em diversos aplicativos disponíveis na Google Play Store. O malware estava atuando em mais de 60 aplicativos através de anúncios que coletam informações confidenciais dos usuários.
Segundo a Play Store, o software malicioso não estava sendo detectado pelas medidas de segurança da loja de aplicativos. Assim, ao instalar um app com o Goldoson, o usuário tinha o seu dispositivo registrado e suas informações eram recebidas pelo malware enquanto o aplicativo estava em execução.
O que o malware é capaz de fazer?
Após instalar o aplicativo que contém o Goldoson, o malware consegue acessar diversos dados, como todo o histórico dos dispositivos que já foram conectados por Bluetooth ou Wi-Fi, a localização do GPS e informações de outros aplicativos que já estavam instalados no celular.
Felizmente, aqueles que possuem smartphones com o Android 11 ou superiores a ele estarão mais protegidos contra as ameaças desse tipo de aplicativo. Isso porque as versões mais atuais do sistema operacional possuem uma segurança de dados mais rigorosa.
Mesmo assim, a empresa de segurança digital verificou que ao menos 10% dos dispositivos que instalaram programas com o malware tiveram seus dados pessoais acessados.
Google Play toma providências
Após a descoberta, a McAfee realizou uma denúncia formal contra os programas que estavam disponíveis na loja de aplicativos. Segundo a Play Store, foi realizada uma notificação aos desenvolvedores dos programas, informando que eles estavam infringindo as regras da loja e necessitavam de correções.
De acordo com a empresa de segurança digital, os aplicativos mais baixados que possuíam o malware eram os seguintes: Swipe Brick Breaker, GOM Player, L.Point com L.Pay, Money Manager Expense & Budget, Compass 9 e Live Score.
A resposta obtida de alguns dos desenvolvedores foi que não sabiam que estavam acrescentando um malware aos seus aplicativos. Aqueles que não deram um retorno em tempo para o Google sofreram a remoção dos seus programas da loja.