Aguarde para 2024: loja de jogos do Xbox estará disponível para smartphones Android e iOS
Microsoft vê oportunidade de negócio após aprovação da nova lei dos Mercados Digitais, que entra em vigor no mês de maio.
Os aficionados por jogos estão prestes a ter jogos de Xbox disponíveis na palma da mão. O magnata da divisão de jogos da Microsoft, Phil Spencer, deixou no ar a possibilidade da loja de jogos destinados para smartphones estar pronta em 2024, em entrevista ao Financial Times.
Spencer ainda afirmou que a Microsoft já está estudando a data para o lançamento oficial da loja de aplicativos da Xbox em smartphones Android e iOS.
Durante a entrevista, Spencer também mencionou o Digital Markets Act, nova lei que obriga Google e Apple a permitir que os usuários tenham acesso a aplicativos de outras lojas além da Google Play Store e App Store.
“A Lei dos Mercados Digitais que está chegando – esse é o tipo de coisa que estamos planejando. Acho que é uma grande oportunidade.”
Nova lei abre caminho para loja de aplicativos da Microsoft
A Lei dos Mercados Digitais, que estabelece novas normas, foi assinada pelo parlamento Europeu em 2022 e entrará em vigor a partir de maio deste ano. A lei agirá para que empresas do ramo digital sejam identificadas caso usem sua influência para impedir que outras marcas alternativas participem das comercializações digitais.
Dessa forma, a Microsoft terá uma grande oportunidade de negócio ao ter autorização para a disponibilização de sua loja de aplicativos em sistemas de iOS e Android, dentro dos parâmetros legais.
“Queremos estar em uma posição de oferecer conteúdos próprios do Xbox e de nossos parceiros terceirizados em qualquer tela onde alguém queira jogar. Hoje, não podemos fazer isso em dispositivos móveis, mas queremos construir um mundo em que achamos que estaremos onde quer que esses dispositivos estejam”, declarou Spancer.
A Microsoft já havia demonstrado seu empenho em mostrar aos consumidores o leque de opções de jogos disponíveis, especialmente com jogos tradicionais como “Call of Duty Mobile“. A empresa afirma que conhecer jogos mais populares pode fazer com que os usuários conheçam outras produções de games.
“Afastar os consumidores da Google Play Store e da App Store nos celulares exigirá, no entanto, uma grande mudança no comportamento do consumidor. A Microsoft espera que, ao oferecer conteúdo conhecido e popular, os jogadores fiquem mais inclinados a experimentar algo novo.”