Cores mentirosas: especialista desvenda SEGREDO por trás dos Skittles e surpreende consumidores
Será que a sua vida foi uma mentira?
Provavelmente, você já deve ter escutado falar ou até mesmo já comeu as balas Skittles. As deliciosas balinhas chamam a atenção por sua cor e sabor. Entretanto, é justamente isso que está causando uma grande confusão nos consumidores do doce.
Um artigo do portal NPR diz que todas as balas Skittles que vêm dentro do saquinho têm o mesmo sabor. E é isso mesmo que você leu! Isso pode causar muito estranhamento, já que cada cor conta com um sabor diferenciado.
Essa estranha revelação tem deixado os consumidores do doce completamente confusos. Será que há alguma explicação por trás disso? É o que todo mundo quer saber depois desse artigo. E vamos explicar aqui seguindo as ideias que a NPR trouxe à tona.
Todos os Skittles têm o mesmo sabor?
Segundo o neuropsicólogo da Brandeis University, especializado em sabor, chamado Don Katz, a resposta é sim. Ele explicou para a NPR que as empresas de doces sempre estiveram cientes e em alerta com o impacto dos corantes coloridos em seus produtos.
Sendo assim, eles usam isso ao seu favor, manipulando os corantes presentes nas balas.
“As pessoas que trabalham na Skittles são muito mais inteligentes que nós. Eles reconheceram que é mais barato fazer as coisas cheirarem e parecerem diferentes do que realmente fazer as balas terem um gosto diferenciado. Por isso, as balas Skittles têm o mesmo cheiro e cores diferentes, mas todos têm o sabor exatamente igual.”
E Katz ainda explicou como isso funciona e por que sentimos um gosto diferenciado. Isso tem a ver com o nosso cérebro. Segundo o neuropsicólogo, nosso cérebro funciona de modo que pistas sensoriais são processadas juntas, então, se você comer algo roxo por exemplo, você ira associar ao gosto de uva.
Katz ainda afirma que, quando você descobre duas ou três pistas sensoriais, o cérebro faz o trabalho de preencher lacunas em branco. Então, digamos que você comeu uma bala Skittle amarela, logo seu cérebro vai remeter isso ao abacaxi. Ao colocar na boca, você sentirá o gosto da fruta enquanto come o doce.
Ainda segundo o estudo de Don Katz, há empresas que realmente diferenciam os gostos de seus doces. Entretanto, há uma grande parcela da indústria que descobriu que isso é uma forma de economizar dinheiro, então apostam nesse processo. Você já imaginava isso?