Países com mais mortes no trânsito: Brasil está em PÉSSIMA posição no ranking

Saiba como se prevenir para não se tornar mais uma vítima.

Os acidentes de trânsito estão entre as principais causas de morte no mundo: são aproximadamente 1,35 milhão de vítimas todo ano. Paralelo a isso, o Brasil é um dos países onde mais ocorre esse tipo de fatalidade, por isso, precisamos saber como nos proteger. Acompanhe a leitura e saiba mais sobre os países com mais mortes no trânsito!

O Brasil no ranking

No ranking de mortes por acidente de trânsito, o Status Report on Road Safety, realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil ocupa a terceira posição. Os primeiros da lista são Índia e China, que apresentam frotas de 30 milhões e 250 milhões de carros, respectivamente.

Já o nosso país tem uma frota de 115 milhões de veículos, e isso é preocupante quando comparamos com os EUA, por exemplo, que tem um número muito maior (mais de 260 milhões de carros), sem tantas mortes registradas quanto o Brasil.

Como evitar as mortes no trânsito?

O número elevado de mortes no trânsito e o terceiro lugar no ranking se devem, em sua maioria, pela própria negligência dos motoristas.

Dessa forma, é importante enfatizar que é terminantemente proibido o consumo de bebida alcoólica ao dirigir. Isso porque o álcool faz com que nosso cérebro perca o “controle” sobre nossos atos, além de causar sonolência e, com isso, podem acontecer acidentes.

Além disso, o uso do cinto de segurança influencia e muito na proteção da vida do condutor e dos passageiros. Muitas mortes acontecem pois as pessoas não usam esse item de segurança, por isso, vale ressaltar a necessidade de criar esse hábito, até mesmo para quem está nos bancos traseiros.

Países com mais mortes no trânsito
Fonte: Reprodução/Canva Pro

Os mais frágeis e vulneráveis em um acidente são os motociclistas, pedestres e ciclistas. Por isso, quem está em um carro precisa se atentar quanto à localização destes. Utilizar os retrovisores nesse sentido pode diminuir – e muito – as mortes que envolvem esses indivíduos.

Vale ressaltar ainda a importância de fazer revisões nos veículos, já que falhas nos freios também são causas comuns de acidentes de trânsito. A periodicidade das revisões pode evitar custos maiores no futuro e, claro, zelar pela vida de todos.

Por fim, é necessário respeitar os limites de velocidade da pista. Além de economizar multas, o condutor estará zelando pela sua vida e daqueles que circulam na mesma via, já que estudos prévios comprovam aquela velocidade como limite.

você pode gostar também