Como o mundo estará em 2050? Especialista mostra sua opinião sobre o futuro
Será que os carros voadores vêm aí? A análise do especialista irá te surpreender.
Houve muitas especulações sobre a virada do século, sobre o ano de 2012 e outros momentos da vida humana em que todos se assustavam com o que era dito e nada era confirmado. No entanto, não é o que acontece hoje, já que especialistas trazem mais informações a respeito desse assunto. Acompanhe a leitura e saiba como será o mundo no futuro.
O que irá acontecer em 2050?
Desde sempre nós, humanos racionais, pensamos no futuro e criamos muita expectativa sobre ele. Nos séculos passados, isso era visto como esperança e alegria, já que a evolução humana, desde então, estava relacionada com soluções para os problemas atuais.
Por isso, a cura de doenças, a tentativa de equidade social, energia, tecnologia e todos os outros problemas do passado eram colocados como resolvidos no futuro. No entanto, o nosso momento atual está muito mais voltado para preocupação do que confiança em um “amanhã” melhor.
O que vemos até então é um retrocesso dos indivíduos em questão de harmonia coletiva, meio ambiente, poluição, alimentação e muitos outros pontos que estão deixando a desejar. Por isso, muitos pesquisadores apostam em péssimas notícias em 2050.
Mas por que 2050?
Qual o motivo de todos utilizarem esse ano? Por que não 2030 ou 2045? Os especialistas afirmam que a população irá aumentar muito com os nascimentos e a queda da mortalidade, já que a nossa medicina continuará avançando exponencialmente.
Segundo a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a pirâmide etária dos países desenvolvidos irá mudar muito, tendo pessoas de 65 anos em mesma quantidade que as da classe trabalhadora, forçando a Previdência a aumentar a idade de aposentadoria para 85 anos.
Até lá, é previsto que a população chegue a 9 bilhões de habitantes, isso traz implicações tanto para o aumento do lixo, o aumento na produção de alimentos (que provavelmente não vai dar conta para todo o mundo por conta da curta extensão de terra para plantio) e muito mais.
O que diz Pete Leyden?
Pete Leyden é um jornalista conceituado e traz em seu artigo alguns sentimentos relacionados ao futuro, muito voltados a tristeza, desespero e pensamentos de infelicidade de um futuro incerto.
No entanto, Pete decide escrever de forma mais positiva. Ele afirma que as inovações de hoje traçarão o futuro do amanhã, com foco na inteligência artificial. Além disso, a energia limpa irá predominar, assim como a biotecnologia e a tecnologia de educação.