Talvez suas senhas não sejam seguras o suficiente contra ataques hackers com IA
Além de benefícios, essa tecnologia oferece certa preocupação quanto ao acesso às senhas utilizadas online.
O mundo da tecnologia tem investido em novos usos para a inteligência artificial. Porém, existem duas vertentes para essa nova tecnologia. Dentre os seus usos, há inúmeros resultados positivos e novos facilitadores do dia a dia em todas as áreas.
Contudo, existem alguns pontos negativos, principalmente relacionados aos perigos de invasão e segurança. Recentemente, pesquisadores identificaram que uma IA pode descobrir senhas e códigos.
IA pode invadir as suas contas
Perder o acesso às contas pessoais é uma preocupação diária, principalmente para aqueles usuários que trabalham com serviços online. Nesse sentido, muitos estudos direcionam os seus objetivos para o aumento da segurança dos usuários.
Assim, investigadores avaliaram a possibilidade da IA decifrar códigos e senhas através da plataforma PassGAN.
A fim de comprovar com exatidão o tempo usado para desvendar os códigos, os pesquisadores usaram o antigo Widget RockYou, um widget que era utilizado tanto no MySpace quanto no Facebook, porém, ele teve o sistema invadido no ano de 2009. Após esse ataque hacker, ocorreu o vazamento de 32 milhões de senhas.
Quais senhas foram descobertas pela IA
O sistema conseguiu identificar em pouquíssimos segundos as chaves de segurança mais populares, com menos de 4 caracteres. Estas correspondiam a 18,51% das senhas mais comuns. O tempo para desvendar a senha aumenta de acordo com a maior quantidade de caracteres:
- 65% das senhas foram hackeadas em uma hora;
- 71% foram hackeadas em um dia;
- 81% foram hackeadas em aproximadamente um mês.
De que maneira é possível aumentar a segurança?
O mais recomendado é que o usuário escolha uma senha com no mínimo 15 caracteres. Dentre eles, é preciso haver símbolos, letras maiúsculas e minúsculas, além, é claro, dos números. Assim, certamente levaria muito tempo para que o equipamento conseguisse descobri-la.
Uma boa dica também é renovar as senhas periodicamente, e não usar a mesma para diferentes redes e aplicativos. Dessa maneira, você evita que, caso uma delas seja descoberta, o criminoso tenha acesso a muitas outras contas.