Conjunto de pinturas astrológicas é encontrado em templo egípcio; confira
As pinturas foram avistadas por arqueólogos no templo Khnum e, de acordo com eles, possuem ao menos 2.200 anos.
A Astrologia é uma pseudociência que foi criada aproximadamente 3 mil antes de Cristo, no berço das civilizações dos vales dos Rios Eufrates e Tigre. Na época, ela era um pouco diferente daquilo que interpretamos hoje, pois acreditava-se que a posição dos astros regia a vida coletiva dos povos e civilizações.
No entanto, pinturas descobertas recentemente apontam que, por volta de 2.200 anos atrás, os egípcios já faziam uso dos 12 signos do zodíaco. Para saber mais, continue lendo!
Conjunto de pinturas encontradas no Egito
Nos últimos dias, foram encontrados conjuntos de pinturas em alto relevo nas paredes do Templo de Khnum, na clássica cidade de Esna. De acordo com os arqueólogos do Ministério de Antiguidades do Egito, as inscrições se assemelham a desenhos dos signos nativos do zodíaco.
O pesquisador da Universidade de Tübingen, Daniel von Recklinghausen, afirmou:
“O zodíaco era usado para decorar túmulos particulares e sarcófagos, sendo de grande importância em textos astrológicos, como horóscopos encontrados inscritos em cacos de cerâmica.
No entanto, é raro em decorações de templos: além de Esna, restam apenas duas versões completamente preservadas, ambas em Dendera (um dos templos mais preservados da cidade do Egito)”, acrescentou o pesquisador.
Além das pinturas, também foram encontrados registros de constelações e de animais com formatos diferentes e um tanto excêntricos, tal como um pássaro que possuía a cabeça de um crocodilo. Confira abaixo:
Ao que tudo indica, as inscrições possuem ao menos 2.200 anos, e todas elas passaram por um minucioso processo de restauração, para que fosse possível identificar o que estava registrado.
Crença egípcia dos signos
Os arqueólogos indicam que os signos foram trazidos para a cultura egípcia através dos povos gregos. A princípio, os signos eram uma representação de doze deuses e aquelas pessoas que nasciam no período de um determinado deus, receberiam sua influência direta na sua trajetória e caráter.