Despertando a saudade: como os agentes nostálgicos impactam a memória do consumidor brasileiro?
Você tem algum apego nostálgico?
Existe uma parcela considerável da nossa sociedade que adora embarcar em uma boa e velha nostalgia. O sentimento traz aquela saudade do passado e de coisas que foram vividas há um bom tempo.
Entretanto, existem alguns gatilhos interessantes que podem colaborar para essa nostalgia. Um estudo da ESPM, chamado de Consumo Nostálgico, do Núcleo de Marketing e Consumer Insights, ouviu cerca de 561 pessoas para entender melhor esse sentimento.
Outro ponto era compreender de onde vem os gatilhos e como isso afeta o consumo da sociedade brasileira. Confira todos os dados e informações sobre a pesquisa a seguir.
A nostalgia é um sentimento forte nas pessoas
Cerca de 59% dos entrevistados pela ESPM afirmam que experimentam esse tipo de flashback ouvindo músicas antigas, enquanto outros 50% gostam de assistir filmes e séries antigos para embarcar nessa nostalgia.
Logo em seguida, 48% dos participantes da entrevista afirmam que comidas são uma forte forma de remeter ao passado. E, por fim, 37% das pessoas dizem que retornam ao passado com brinquedos. Nessas duas categorias, as marcas mais lembradas pelos consumidores foram Atari, Estrela, Mirabel, Kinder, Trakinas e Nintendo.
Para muitos dos entrevistados, a nostalgia é um ponto completamente importante para a vida, mas há algumas separações entre as pessoas. Cerca de 53% acreditam que esse sentimento remete à felicidade; 45% experimentam essa sensação de forma única; 34% associam a nostalgia ao bem-estar; e 32% afirmam que esse sentimento traz uma grande tranquilidade para a vida.
Ou seja, para muitos, é uma forma de revisitar um passado já distante e se lembrar de momentos e memórias felizes. Por isso, é bem comum encontrar pessoas e fãs que se animam ao ver certos brinquedos, músicas e filmes sendo relembrados, por exemplo.
É algo que mexe com uma parte feliz que foi vivida, que traz lembranças boas e remete a grandes memórias com pessoas e lugares, fazendo um sentimento bom surgir.