40 anos de ‘Star Wars: O Retorno de Jedi’: atores abrem o jogo sobre desafios de gravação
Processo de gravação incluía ficar pendurado de ponta-cabeça.
Após se passarem quase 40 anos desde o lançamento de “Star Wars: O Retorno de Jedi“, o terceiro longa da franquia, ele foi o assunto principal durante um evento muito especial para os fãs, o Star Wars Celebration que aconteceu em Londres, no Reino Unido.
O evento também contou com a participação de alguns atores, como Ian McDiarmid (Palpatine/Darth Sidious), Warwick Davis (Wicket), Anthony Daniels (C-3PO) e Billy Dee Williams (Lando), que fizeram parte da produção e relataram alguns acontecimentos inéditos durante as gravações naquela época.
Pensando nesse evento e no dia 26 de abril deste ano, exatamente quando o filme completa seus 40 anos de existência, nesta matéria separamos algumas curiosidades para você ficar por dentro de todos os “perrengues” que aconteceram ao longo dessa produção. Curioso(a) para conferir? É só continuar lendo!
Experiências desafiadoras em ‘O Retorno de Jedi’
Ao falar sobre os desafios enfrentados nas gravações, um dos relatos foi o de Billy Dee Williams, intérprete de Lando, que precisou ficar pendurado de cabeça para baixo em uma das cenas, especificamente uma na qual estava fugindo de uma criatura. Segundo ele, foi muito desconfortável passar por essa experiência.
Já Ian McDiarmid, que interpretou Darth Sidious, comentou que enfrentou grandes dificuldades em uma das cenas que envolvia o personagem, principalmente quando precisava se movimentar rapidamente, já que tinha uma relação com a Estrela da Morte.
Segundo ele, embora estivesse com um equipamento de segurança para realizar as cenas, esse era um grande desafio. Além disso, de acordo com McDiarmid, ele precisava fazer uma voz muito estranha, como se fosse vomitar, para conseguir dar as características corretas ao seu personagem.
Areia por todo lado!
Por sua vez, Anthony Daniels também aproveitou para falar sobre quando as gravações começaram. Naquela época, não havia grandes recursos como hoje, então, a equipe enfrentou muita dificuldade para gravar a cena em que os personagens estavam entrando na Millennium Falcon.
Isso porque o que parecia ser fácil se tornou muito complicado, já que a cena envolvia um deserto. Logo, foi necessário colocar areia no set de gravações, mas havia muita dificuldade em impedir que ela se espalhasse por todos os lados. No final, grande parte das filmagens acabou sendo descartada.