Taika Waititi vai dirigir ‘Akira’; conheça a história do mangá e anime
Recentemente, foi divulgado que Taika Waititi irá dirigir a adaptação live-action de 'Akira'. Conheça mais sobre a história do novo filme!
Recentemente, foi revelado que Taika Waititi, diretor dos últimos dois filmes do Thor na Marvel, será o responsável pela direção da adaptação live-action de “Akira“. Isso levantou a pergunta, principalmente entre os mais novos: o que é “Akira”?
É justo que muitos não saibam a resposta para essa pergunta, já que é uma história antiga. Porém, é também uma pena, pois “Akira” é, para seus fãs, uma inspiração e um exemplo de uma obra bem feita.
Celebridades como Leonardo Di Caprio e Kanye West já revelaram ser grandes fãs da obra. Inclusive, West se inspirou muitas vezes no mangá e anime para os looks de seus shows e clipes.
Isso pode ser visto no show DONDA, em que o rapper aparece com uma roupa completamente vermelha vibrante, lembrando o protagonista de “Akira”.
Mas, afinal de contas, por que “Akira” é tão lembrado? Bom, comecemos por uma contextualização. O mangá de “Akira” foi criado por Katsuhiro Otomo, o qual escreveu a história que foi publicada entre os anos de 1982 e 1990.
Posteriormente, o mangá acabou sendo adaptado para um anime em formato de filme, que foi ao ar em 1988.
Qual é a história de Akira?
“Akira” hoje é considerado como um clássico da cultura pop e uma das melhores obras de anime já lançadas. Mas afinal, o que ele nos conta? Os eventos da série se passam no ano de 2019, porém, vamos lembrar que o mangá foi escrito em 1982, ou seja, não é o ano de 2019 como nós conhecemos.
A sua história se passa 38 anos depois da 3ª Guerra Mundial, que aconteceu em 1981. Com isso, vemos uma sociedade distópica, situada na cidade nomeada como Neo-Tóquio. Essa versão de Tóquio é basicamente dominada por gangues que se espalham por todo o local, trazendo caos para aquela sociedade.
O protagonista da história é Shotaro Kaneda, um jovem motoqueiro que lidera uma dessas gangues. Nesse cenário “pós-apocalíptico” a história começa a se desenrolar quando uma criança fugida de um laboratório de experiências (Eleven?) acaba interagindo com Tetsuo Shima, o melhor amigo de Shotaro.
Essa interação acaba despertando no garoto estranhos poderes, que por sua vez levam agentes do governo a aprisionar Tetsuo para estudá-lo. A fim de evitar spoilers sobre a obra, apenas vamos dizer que a história de Akira continua com Shotaro buscando libertar seu amigo.
Toda essa trama é muito aclamada, principalmente por adaptar o caos que foi o período dos anos 1960 no Japão. Logo após a Segunda Guerra, o país tentava se reestruturar e lidar com todas as revoltas populares. Inclusive, muitos dizem que Katsuhiro Otomo basicamente apenas trocou as datas de 1969 por 2019.