Sucesso: 5 produções do cinema brasileiro que ganharam reconhecimento internacional
Essas produções alcançaram grandes premiações e representaram o Brasil em todas as suas complexidades.
A indústria de filmes brasileiros tem obras que mereciam mais visibilidade no mercado. O Brasil não incentiva o consumo de produções originais, e com isso, a ideia de baixa qualidade se propaga entre a população.
No intuito de ajudar a propagar o valor do nosso mercado cinematográfico, destacamos 5 filmes brasileiros que fizeram sucesso internacional. Confira!
Grandes produções cinematográficas brasileiras
Algumas das produções brasileiras, reconhecidas internacionalmente, receberam indicações e prêmios em eventos como o Oscar. Conheça quais são elas:
1. ‘Marte Um’
Esse filme ficou entre os mais bem avaliados de 2022 pelo Letterboxd, com pontuação em 4,3, totalizando 9 mil avaliações registradas. A história aborda questões cotidianas de uma família negra que vive em Contagem, Minas Gerais, e tenta se adaptar a um governante de extrema direita no poder.
2. ‘Central do Brasil’
O filme aborda a temática do abandono paterno e do analfabetismo. O telespectador acompanha a construção da relação entre Dora e Josué, que traçam uma busca pelo pai do garoto após a morte de sua mãe.
A protagonista é interpretada por Fernanda Montenegro, a qual foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz em 1999. Além disso, a produção foi indicada como Melhor Filme Internacional.
3. ‘Tropa de Elite’
O longa retrata a violência nos morros e favelas e o processo de apaziguamento desenvolvido pelo Capitão Nascimento, das Operações Policiais Especiais. Esse filme ganhou grande reconhecimento nacional e recebeu o Urso de Ouro como Melhor Filme no festival de Berlim.
4. ‘Bacurau’
Uma série de assassinatos começa a acontecer nessa cidade no sertão brasileiro, gerando a união dos moradores para sua defesa. A produção fez grande sucesso no festival de Cannes em 2019 e recebeu o prêmio do Júri.
5. ‘Cidade de Deus’
Certamente, essa foi a produção mais aclamada do cinema brasileiro, pois o filme marcou gerações que até hoje relembram os personagens icônicos e as suas falas.
Buscapé, morador de uma favela no Rio de Janeiro, é fotografo e registra todos os acontecimentos diários da sua comunidade. O filme foi indicado ao Oscar em quatro categorias em 2004: Melhor Direção, Melhor Fotografia, Melhor Montagem e Melhor Roteiro Adaptado.