Parece real, mas não é! 3 filmes que usaram tela verde para impressionar o público

Tecnologia da tela verde é uma das mais usadas em produções cinematográficas; veja detalhes de como ela foi usada em três produções.

Aquelas imagens de tirar o fôlego fazem parte da história do cinema e da televisão. Nisso, algumas produções impressionam com sua fotografia e sua forma de exibir cenas que deixam os espectadores vidrados.

Apesar de parecer tudo muito real, a maioria das imagens de produções cinematográficas conta com a tecnologia de Chroma Key, conhecida como “tela verde”.

A técnica consiste em filmar um ator ou objeto em frente a uma tela verde uniforme e em seguida remover o fundo verde e substituí-lo por imagens ou vídeos gerados por computador. Os resultados ficam muito realistas. Por isso, a seguir, reunimos três produções que usaram a tecnologia da tela verde em suas gravações e que vão te impressionar!

1. ‘Titanic’

O filme “Titanic” é um dos maiores clássicos da história do cinema. O romance, que conta a história do casal Rose e Jack, já arrancou suspiros e lágrimas de milhões de espectadores.

As imagens são impressionantes e uma das mais marcantes é o encontro de Rose e Jack na ponta do navio, de braços abertos contra o vento.

Apesar de esse momento ter uma imagem linda, não passa de pura tecnologia da tela verde. Só os atores na cena é que são reais, no mais, é Chroma Key.

'Titanic' teve cena icônica gravada com fundo verde
Imagem: Emma Cox/Pinterest

2. ‘Game of Thrones’

Uma das séries de maior sucesso dos streamings é “Game of Thrones”. A produção impressiona com suas imagens de alta tecnologia, trazendo cenas com guerra, dragões e incríveis paisagens. Mesmo que até os dragões da série pareçam reais, eles foram feitos com simples pano verde.

'Game of Thrones' usou tela verde para dar vida aos dragões.
Imagem: BastidoresPic/Twitter

3. ‘As Aventuras de Pi’

Esse filme não deixa a desejar quando o assunto é impressionar com suas imagens. Essa também é a opinião da Academia do Oscar, isso porque “As Aventuras de Pi” garantiu o Oscar de Melhor Fotografia e de Melhores Efeitos Visuais.

O filme conta com imagens de diversos animais silvestres, além de cenas em que o protagonista está em alto mar. Para desenvolver essas cenas brilhantes, a produção contou com a tela verde e o resultado é um show de imagens.

'A Vida de Pi' fez ótimo uso de tela verde, o que rendeu Oscar ao filme
Imagem: Soma_stance/Twitter

Entenda como funciona a tecnologia da tela verde

O processo de tela verde funciona por meio da seleção de uma cor específica da imagem original, que será substituída por uma nova imagem ou vídeo.

Normalmente, o verde é usado porque é uma cor pouco presente em muitos objetos e roupas, tornando-a mais fácil de ser removida na pós-produção.

Além disso, a tela verde deve ser iluminada uniformemente para garantir que a seleção da cor seja precisa e sem falhas.

Por fim, ela permite que os cineastas criem cenas que seriam impossíveis ou perigosas de filmar na vida real, como explosões, desastres naturais, viagens espaciais, dentre outros efeitos visuais mais elaborados.

você pode gostar também