Existe um motivo para os valores da gasolina mudarem de posto para posto; explicação te deixará atento
Talvez você já tenha se perguntado isso!
Todo mundo que tem carro sabe que ele exige muitos cuidados, inclusive com a gasolina. É sempre importante colocar um combustível limpo e que não prejudique seu automóvel.
Com isso, as pessoas também sabem que colocar gasolina no carro pode sair caro. Mesmo com a Petrobras repassando um valor mais baixo para o consumidor, muitas vezes isso não chega efetivamente até ele. Então, é comum que as pessoas procurem o posto com o preço mais acessível.
Mas você já deve ter se perguntado: Se é o mesmo combustível, por que esse valor muda dependendo do posto a que você vai? Tem uma explicação para isso, sabia? Vamos te explicar a razão para isso acontecer agora mesmo!
Por que o preço da gasolina muda?
É extremamente comum você ir a um posto de gasolina e reparar que o combustível está por certo valor. Daí depois, quando anda mais um pouco, encontra outro posto de combustível com a gasolina mais cara, ou mais barata, dependendo do momento. É estranho pensar que é exatamente o mesmo produto, mas em lugares diferentes existe essa variação.
E por que isso acontece? Não é uma questão científica, mas a resposta é bem simples: É porque isso varia do quanto o dono do estabelecimento quer lucrar. Já pensou que poderia ser isso? Pois é, esse valor de lucro é baseado nos gastos que o empreendedor tem para manter o posto funcionando.
O consultor em tributação de combustíveis Dietmar Schupp explica que essa mudança de preços entre postos é uma decisão dos donos dos estabelecimentos. Ele diz que cada local pode vender por quanto acha que deve e que o mercado aguenta.
Além dessa decisão em particular, há outra questão que influencia bastante no preço final: o ICMS. Conhecido como Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, ele é a principal taxa sobre a gasolina. Por isso, os preços mudam de local para local dependendo de como é o processo de compra e venda.
Ainda há mais pontos influenciáveis para que esse preço mude. Como, por exemplo: O local onde o posto de gasolina fica. Se for em lugares mais nobres, o valor tende a subir porque o dono do empreendimento precisa gastar com aluguel, IPTU e salários. Ou seja, tudo isso pode modificar bastante os valores da gasolina.
Você imaginava que poderia ser isso?