Será que explode? O que não te contam sobre carregar o celular a noite toda
Um professor fez uma pesquisa sobre o assunto que pode responder à maioria das dúvidas relacionadas ao tema.
Você tem o costume de deixar seu celular na tomada a noite toda? A maioria da população tem esse hábito, mas nem todo mundo sabe dos riscos que isso oferece.
Deixar o smartphone plugado na tomada a noite toda acaba sendo uma situação bem recorrente porque a maioria das pessoas, em suas rotinas apressadas, precisa do aparelho novinho em folha no dia seguinte para realizar várias de suas funções rotineiras, a exemplo acordar com a ajuda do alarme do despertador.
Mesmo assim, muitos ainda se perguntam se é correto deixar o celular por tanto tempo na tomada. E mais: isso poderia causar uma explosão súbita a qualquer momento?
Levando esses pontos em consideração, o professor da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, David MacKay, fez uma pesquisa sobre o assunto que pode responder à maioria das dúvidas relacionadas ao tema.
Posso deixar meu celular na tomada a noite toda?
Tirando o medo de que o aparelho exploda e outras preocupações, como o quanto ele consome de energia quando passa a noite toda na tomada, David MacKay estudou todos esses detalhes que muitos deixam passar, e descobriu tudo o que explicaremos a seguir.
Segundo ele, quando o aparelho está conectado à tomada e persiste assim por uma noite inteira, o consumo é maior, mas não o suficiente para gerar um aumento gigantesco na conta de energia.
Após o celular atingir 100% e continuar na tomada, ele consome aproximadamente 2,4 W, que equivale anualmente a R$ 14 (ou, em dólares, o equivalente a US$ 5,3).
No entanto, se em sua casa mora um número considerável de pessoas, esse valor multiplicado pode, sim, causar uma grande diferença na hora de pagar a conta de energia.
E quanto ao risco de explosão, será que esse risco é real quando o celular é mantido na tomada? O professor afirma que existem exceções, mas as possibilidades são mínimas.
Isso porque os aparelhos modernos param de contar a energia, ou seja, cortam a eletricidade depois que o celular atinge a carga máxima. Então, por mais que esse hábito afete um pouco o ciclo de vida da bateria, isso não será o suficiente para limitar o período de vida do celular com você.