Antidepressivo natural: veja quanto tempo de exposição à luz solar é ideal para manter bom humor
Pesquisa realizada na Austrália mostrou quanto tempo de exposição à luz solar é ideal para melhorar produção de vitamina D e serotonina.
Que o Sol é o principal responsável pela vida na Terra, isso todos já sabemos. Mas sabia que ele também é o responsável pela felicidade? O que acontece aqui é que, como muitas pessoas já sabem, o Sol é capaz de estimular a produção de vitamina D no corpo humano.
Mas poucos sabem que é por meio dessa vitamina que os hormônios de serotonina, também conhecido como hormônio da felicidade, se produzem.
A serotonina é o hormônio que nos dá a sensação de descanso, felicidade e prazer, portanto é o hormônio que levanta o nosso humor. Contudo, mesmo que muitos saibam disso, principalmente os cientistas, não havia a informação do quanto o Sol conseguia estimular essa produção.
Sendo assim, Gavin Lambert, junto a outros cientistas, realizou uma pesquisa na Austrália, com o objetivo de compreender o quanto o Sol afeta nosso sistema. Para isso, os cientistas encontraram um grupo de 101 homens voluntários para a pesquisa.
Resultados da pesquisa sobre a influência solar
A pesquisa foi realizada por meio de amostras sanguíneas dos 101 voluntários. Assim, uma parte era retirada em dias nublados, enquanto outra, em dias ensolarados. Por meio disso, e de uma comparação feita pelas amostras de diferentes estações, os cientistas chegaram às conclusões.
A diferença de serotonina para os dias ensolarados em relação aos dias nublados era cerca de oito vezes maior. Ou seja, os homens que foram testados em dias claros apresentaram uma produção muito maior do que os que foram testados em dias com menos luz.
Sendo assim, não é surpresa para ninguém que, no verão, a produção do hormônio era muito maior que no inverno, onde há menor incidência solar.
Porém, é interessante dizer que, mesmo que a produção seja alta, o efeito da luz solar não dura até o dia seguinte. Portanto, seu efeito de maior produção funciona apenas durante o contato com a luz solar.
De acordo com o estudo, portanto, o contato do corpo com a luz solar por meia hora é capaz de produzir cerca de 10 a 20 mil unidades de vitamina D, a qual, por sua vez, influenciará a produção de serotonina.
Ou seja, não é necessário passar o dia todo debaixo do Sol, apenas tire um tempo de seu dia para fazer alguma atividade ao ar livre e já terá produzido o suficiente para melhorar seu humor.