TikTok: por que o aplicativo está sendo banido em vários países?

Governos decidiram proibir o uso do app em celulares oficiais; entenda o motivo.

Imagem: Reprodução

Uma das redes sociais mais populares do mundo e uma verdadeira “febre” no Brasil está sendo proibida em determinados países.

Isso porque o app chinês TikTok já não pode ser usado em celulares públicos de funcionários do governo dos Estados Unidos, do Reino Unido, da Índia, do Canadá, da Nova Zelândia, de Taiwan e da Bélgica. Recentemente, a União Europeia tomou a mesma decisão.

Proibições relacionadas ao TikTok

A medida mais recente foi a do Reino Unido. Lá, servidores públicos e ministros não podem mais usar o aplicativo durante o trabalho. O comunicado foi feito pelo ministro Oliver Dowden, que considerou a decisão como uma “precaução prudente”. Ele também disse:

A segurança de informações sensíveis do governo deve ser priorizada.

A proibição se refere apenas aos celulares utilizados durante o serviço. Portanto, aparelhos particulares podem conter o app, ficando a critério de cada funcionário.

Já nos Estados Unidos, a proibição vigora desde dezembro de 2022, abrangendo os telefones oficiais de diferentes instituições, dentre elas a Casa Branca e a Câmara dos Representantes (que seria o Parlamento), Departamentos de Estado, Defesa e Segurança Interna.

Durante entrevista, o diretor de Segurança da Informação do país, Chris Derusha, enfatizou que a medida tem o objetivo de garantir a segurança de dados.

Compromisso contínuo do governo Biden em proteger nossa infraestrutura digital e proteger a segurança e a privacidade do povo americano.

Qual o motivo da proibição?

Imagem: Reprodução

Com o crescimento da popularidade do TikTok, passou-se a questionar a propriedade dele. O aplicativo foi desenvolvido pela empresa chinesa Bytedance, a qual acusam de fornecer informações dos usuários para o governo da China.

Desse modo, a possibilidade de existir o vazamento de dados preocupa muitos governos, uma vez que os celulares oficiais poderiam ter informações confidenciais.

Em resposta, o TikTok nega todas as acusações e afirma que não compartilha dados dos usuários com o governo chinês. Além disso, ressaltou que os banimentos tiveram base em:

“[…] medos inoportunos e aparentemente impulsionados por uma geopolítica mais ampla.”

Hoje, o TikTok está entre os aplicativos mais baixados do mundo. De acordo com o blog Semrush, houve três bilhões de downloads desde o seu lançamento, em 2016.

você pode gostar também