Mural de Banksy na Inglaterra é demolido; confira a foto
O anonimato do artista é uma questão que gera discussões nos círculos artísticos.
No último dia 15, um novo mural de Banksy surgiu em uma publicação em sua página do Instagram. A obra estava na cidade costeira de Herne Bay, na Inglaterra. Porém, o edifício que abrigava a arte já foi demolido – fast art, não é mesmo?
No entanto, o importante é que o mural “Morning Has Broken” (“A manhã chegou”, em tradução livre) ganhou registro e podemos vê-la no perfil do artista. Confira-o abaixo:
Ver essa foto no Instagram
Vemos no mural a silhueta de um jovem que está abrindo as cortinas de uma janela com um gato a espiar a rua. Por sua vez, as “cortinas” do mural são feitas com chapas de metal, que foram dobradas para ganhar o formato de cortinados.
Além disso, no carrossel da postagem do Instagram, já é possível ver que a parede onde a instalação estava havia sido demolida. (Na foto, o braço da retroescavadeira parece sair do tambor de destroços, teria o ângulo sido proposital?)
Por que o hype com o mural de Banksy?
Apesar disso tudo, por que existe tanto “bafafá” em torno do mural de Banksy? E quem é esse Banksy, afinal? Que graça têm esses grafites? O.k. Uma pergunta de cada vez.
Talvez a pergunta mais provocadora seja “quem é Banksy?”. Isso porque ninguém sabe ao certo. Em razão disso, grande parte do “auê” em volta do artista se dá pelo seu anonimato.
Ninguém sabe nem mesmo como é o rosto dele (ou dela). E é justamente esse anonimato que fomenta o mistério e a magia em torno da sua arte.
Tudo o que se sabe sobre a pessoa é que ela é natural de Bristrol, uma cidade britânica, e nasceu por volta de 1974. Banksy é um artista de rua e pintor de grafite que aborda críticas sociais e linguagem satírica.
Os murais de Banksy são feitos por meio do estêncil. Essa técnica consiste em desenhar sobre uma superfície de papelão ou acetato, por exemplo, e recortar a forma, deixando apenas os formatos. Como um grande carimbo negativo.
Isso facilita o trabalho do artista, que faz suas obras à noite. Assim, com o molde, ele pode pintar rapidamente sem precisar fazer a arte do início.
E você, o que acha dos murais de Banksy? Descreva nos comentários sua arte favorita dele.