Funcionários do Outback tinham de se ajoelhar ao atender clientes; entenda a polêmica
O caso aconteceu em uma das unidades de cidade no Estado do Maranhão.
Funcionários do Outback estariam sendo obrigados a realizar o atendimento dos clientes de joelhos. O caso chegou ao Ministério Público do Trabalho do Maranhão (MPT-MA) depois que o vídeo de uma cliente viralizou nas redes sociais.
A prática veio a público por meio do vídeo postado pela advogada Beatriz Salgado em seu perfil do TikTok. Na postagem, ela explica que os funcionários se ajoelhavam para atendê-la e decidiu questionar o motivo. Sobre isso, ela relata:
“A mulher veio me atender e aí, do nada, ela abaixa. Não percebi de primeiro momento. Aí, logo depois, vem outro funcionário me atender e ajoelha de novo. E nessa hora eu perguntei ‘moça, por que você está de joelho?’, ela me respondeu que era ‘tradição’ do Outback.”
Beatriz ainda acrescentou que chegou a pedir que a funcionária do Outback ficasse de pé. No entanto, ela explicou que não seria possível, uma vez que se tratava de uma norma da empresa. Veja o relato na íntegra por meio deste tweet:
era o que faltava, os funcionários obrigados a ficar de joelho para os clientes!????
ministério do trabalho precisa bater lá hoje mesmo!!!! pic.twitter.com/xTUDYqvWXq— Déia Freitas (@NaoInviabilize) March 19, 2023
Pronunciamento do Outback:
O Outback Brasil se posicionou diante do caso e informou que a prática era opcional. De acordo com a empresa, nenhum funcionário era obrigado a se ajoelhar no momento de atender os clientes. Confira nota na íntegra a seguir:
“Nós, do Outback Steakhouse, afirmamos veementemente que nunca obrigamos que nossos colaboradores ficassem de joelhos no atendimento aos nossos clientes. A prática de o atendente olhar os clientes na altura dos olhos abaixando-se ou sentando-se junto deles à mesa sempre foi uma ação opcional que ficou muito conhecida no passado como uma frente de receptividade durante o atendimento.
O Outback é reconhecido pela proximidade e casualidade e entendemos que a evolução cultural é positiva, por isso informamos que o processo que atualmente é opcional, passa a ser extinto em todas as nossas 141 unidades pelo Brasil.
Todos os restaurantes serão orientados a não utilizá-la mais. A recém-inaugurada unidade do Outback em São Luís do Maranhão também receberá a orientação em relação ao procedimento operacional. Aproveitamos para reforçar que continuamos a oferecer sempre uma boa e calorosa recepção aos nossos clientes, e reforçamos também que estamos pautados pelo Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional e os nossos restaurantes estão em plena conformidade com as normas de segurança do trabalho e segurança ocupacional, o que garante um ambiente seguro e sem risco às nossas pessoas.
Temos compromisso e seriedade na relação com nossos colaboradores e clientes, e reiteramos que esse é um dos pilares inegociáveis da nossa atuação.”
Que fim teve o caso?
Depois de chegar às redes vizinhas, o vídeo viralizou e foi denunciado ao MPT-MA. O caso será investigado e a empresa fez uma declaração dizendo que a prática foi extinta.