Perigo à vista? Novo asteroide passará muito próximo da Terra neste sábado
O asteroide 2023 DZ2 foi listado como potencialmente perigoso. Porém, após estudos, estima-se que não há risco, mesmo com sua proximidade.
Cerca de duas semanas atrás, o Multiverso Notícias mostrou uma situação que causou medo a algumas pessoas. Isso porque um asteroide recém-descoberto foi colocado na lista de potenciais perigos para a Terra. O alvoroço causado pela possível ameaça levou algumas pessoas a atentar-se mais para os perigos do espaço.
No entanto, como bem sabemos, o nosso Sistema Solar e a própria Terra possuem inúmeras defesas naturais. Essas defesas naturais ou impedem rotas de colisão ou destroem um objeto assim que ele entra na atmosfera.
Um exemplo disso é Júpiter, que, devido sua grande massa, atrai diversos asteroides para si, dessa forma, protegendo os demais planetas.
Asteroide 2023 DZ2
Apesar de inicialmente ter sido catalogado como potencialmente perigoso, atualmente, o asteroide 2023 DZ2 não oferece risco algum para a Terra.
Além disso, na verdade, o DZ2 pode nos oferecer novos materiais para estudo, ou um show para os interessados. Isso acontece porque o asteroide passará muito próximo à Terra neste sábado (25).
De acordo com os cálculos, ele estará a uma distância menor que a distância entre a Lua e a Terra. Para aqueles que se interessam pelas belezas do espaço, ou mesmo para estudos, no sábado, devem voltar seus telescópios para leste das constelações de Cão Maior, Cão Menor e Órion.
Porém, mesmo com o asteroide passando bem próximo à Terra, ainda assim não há risco de colisão. No momento em que ele foi descoberto e sua órbita foi estimada, o 2023 DZ2 entrou para a lista de asteroides Apollo.
Essa lista, por sua vez, trata de catalogar todos os asteroides cuja órbita transpassa a da Terra. Portanto, são potencialmente perigosos. Mas, com os estudos posteriores, é possível descartar boa parte deles como de fato perigosos para o planeta.
Como mencionamos, o 2023 DZ2, apesar de ainda fazer parte dessa lista, possui uma mísera chance de colidir com nosso planeta, sendo de cerca de 1 em 38 milhões.
Portanto, seja você um estudioso ou um curioso, o asteroide estará “disponível” para visualização mais próxima neste sábado. Atente-se!