Nova pandemia? Veja o que Bill Gates tem a dizer sobre essa possibilidade
Em entrevista, criador da Microsoft falou sobre novo temor.
Após quase quinze milhões de mortos e impactos em diferentes setores da sociedade, de acordo com estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), a pandemia da covid-19 se tornou algo muito temido.
Hoje, a comunidade científica segue acompanhando os riscos de um novo acontecimento como esse. Recentemente, em entrevista à BBC, o criador da Microsoft, Bill Gates, falou sobre sua preocupação com a pandemia e a importância do investimento na saúde humana.
“Na verdade, é muito caro ir a Marte. Você pode comprar vacinas contra o sarampo e salvar vidas por US$ 1.000 dólares.“
Situação ainda mais drástica
Durante entrevista ao Policy Exchange, em 2021, Gates falou sobre a possibilidade de algo ainda maior atingir a humanidade. Seu alerta direcionou-se ao que chamam de “bioterrorismo”.
“Digamos, e se um bioterrorista trouxesse a varíola para dez aeroportos? Como o mundo responderia a isso? Há epidemias de origem natural e epidemias de bioterrorismo que poderiam até ser muito piores do que as que vivemos hoje e, ainda assim, os avanços na ciência médica deveriam nos fornecer ferramentas para nos sairmos muito melhor.”
Justamente por isso, Bill Gates falou sobre a necessidade de prevenção em todos os sentidos. O investimento em saúde deve acontecer para que situações como essa sejam prevenidas e a humanidade esteja preparada.
Veja o vídeo da entrevista:
Bill Gates… “You say, Ok, What if a bio-terrorist brought smallpox to 10 airports.?”… pic.twitter.com/j98Qk2cHYO
— Pelham (@Resist_05) May 20, 2022
Após o alerta, Gates falou sobre suas pretensões na Ciência e o que espera do futuro.
“Espero que, em cinco anos, eu possa escrever um livro chamado ‘Estamos prontos para a próxima pandemia’, mas isso exigirá dezenas de bilhões em pesquisa e desenvolvimento – os Estados Unidos e o Reino Unido farão parte disso.”
O que é ‘bioterrorismo’?
A preocupação de um dos empresários mais influentes está ligada ao bioterrorismo.
Segundo a Academia Brasileira de Letras (ABL), a definição do termo é:
“Tipo de terrorismo que se utiliza da disseminação intencional de agentes biológicos, como bactérias e vírus, facilmente transmissíveis, capazes de causar doença ou morte em seres humanos, animais e plantas, geralmente infundindo medo, ansiedade e insegurança na população; terrorismo biológico.”