Na China, paleontólogos descobrem dinossauro com pescoço maior que um ônibus!
Estudiosos encontraram em um território a noroeste da China fósseis de um dinossauro que tem um pescoço de mais de 15 metros.
Recentemente foi realizada a descoberta de mais uma espécie de dinossauro do grupo saurópode, na China. Ao que tudo indica, o animal tinha um dos pescoços mais compridos quando comparado a qualquer outro animal que já passou pela Terra.
O descobrimento paleontológico indicou que o dinossauro existiu há aproximadamente 162 milhões de anos e tinha um pescoço de 15 metros de comprimento, ou seja, apenas o pescoço do animal conseguiria ser maior que um transporte coletivo de dois andares.
Detalhes sobre a descoberta
Para identificar o dinossauro, os pesquisadores o nomearam de Mamenchisauros sinocanadorum. Segundo eles, o animal viveu na Era Jurássica, tendo 15,1 metros de comprimento somente de pescoço. Atualmente, é o maior saurópode de que se tem registro.
Os resultados finais da pesquisa foram submetidos ao Journal of Systematic Paleontolog. O paleontólogo principal chama-se Andrew Moore e é discente da Stony Brook University.
Segundo Andrew, só foi possível estipular o tamanho do pescoço do animal por já terem sido encontrados fósseis muito bem conservados de outros saurópodes. O pesquisador também indica que ainda é um mistério de que forma criaturas que tinham pescoços tão compridos conseguiam respirar.
Sobre o local da descoberta
Os fósseis foram encontrados no ano de 1987 em um território a noroeste da China, na região de Uigur de Xinjiang. A princípio, os vestígios foram localizados em meio a um local rochoso de 162 milhões de anos, o que auxiliou a estimar o período em que a criatura viveu.
Apenas neste ano, após 36 anos, os pesquisadores conseguiram finalizar a elaboração de um estudo mais detalhado sobre a antiga espécie de dinossauro. De acordo com os paleontólogos, esses tipos de espécies costumam ser as mais curiosas e difíceis de serem estudadas.
Isso ocorre porque o estágio inicial de fossilização, momento em que o animal começa a ser soterrado por materiais sedimentares, é muito demorado e complexo quando se trata de um animal tão grande quanto o Mamenchisauros sinocanadorum.