Por trás dos bastidores… Como as cenas íntimas dos filmes são gravadas?
Você sabe como as cenas íntimas são desenvolvidas em séries, filmes e novelas? A seguir, veja o que dizem os próprios atores envolvidos.
Filmes, séries e novelas transmitem histórias em busca de entreter o telespectador. Nesse sentido, por conta da boa atuação e direção do audiovisual, muitas pessoas acreditam que as cenas que estão vendo são reais, principalmente aquelas mais picantes. Se você tem curiosidade em descobrir como essas cenas são elaboradas, continue a leitura para saber de tudo!
Antes de mais nada, é necessário salientar que a elaboração desse tipo de cena é de responsabilidade de um coordenador de intimidade. No entanto, não se preocupe, pois elas estão longe de serem reais.
Em uma entrevista para a CNN Brasil, a coordenadora de intimidade Jessica Steinrock afirma que “é tudo uma simulação, tudo falso“. Segundo ela:
“Um coordenador de intimidade é, na verdade, muito parecido com um coordenador de acrobacias. Fazemos algo parecer que está acontecendo, mesmo quando não está.”
Além disso, a profissional também busca trazer conforto para os atores e se certifica de que seus limites estão sendo respeitados, além de cuidar para que haja consentimento por trás e na frente das câmeras.
Esse tipo de profissional se faz extremamente necessário dentro da indústria cinematográfica para impedir casos de abuso ou importunação sexual. De acordo com Steinrock, é possível ver:
“[…] muitas dinâmicas de poder em jogo, onde é realmente difícil dizer não a algo, mudar de ideia ou ter essa necessidade atendida sem ter um defensor, alguém a quem recorrer, alguém a quem fazer perguntas vulneráveis.”
Como as cenas íntimas são feitas?
Primeiramente, é necessário que o coordenador de intimidade leia o roteiro para compreender a história e a cena. Em seguida, o coordenador conversa com o diretor para entender perfeitamente o que ele deseja da cena, assim como também conversa com os atores para entender se eles estão conscientes do que irão fazer.
Além disso, Jessica sempre conversa com os atores para entender se eles estão realmente confortáveis em realizar essa cena. “
Porque mesmo que o roteiro diga que eles estão nus, a forma como decidimos contar a história da nudez pode ser feita de várias maneiras diferentes”, aponta a coordenadora.
Logo, é possível realizar cenas que insinuam a nudez, mas que preservam a intimidade do ator, como mostrar apenas o rosto da pessoa, ou dos ombros para cima.
A atriz Débora Nascimento teve sua primeira experiência com uma coordenadora de intimidade recentemente, e afirma a importância desse tipo de profissional para que suas necessidades sejam atendidas e limites sejam respeitados sem precisar levantar a voz.
Nesse sentido, a atriz define o coordenador de intimidade como um “coordenador de vulnerabilidade” devido a todo o apoio dado por esse tipo de profissional.
“É quase como se tivesse uma melhor amiga para você dividir as nuances, as peculiaridades e os mínimos detalhes dessas cenas mais íntimas. Às vezes, nem são cenas que tem toque íntimo com outro ator, mas que são delicadas, são cenas que você se sente mais vulnerável”, explica a atriz.