Copiou do TikTok? Spotify ganha tela inicial inspirada no app do momento
Artistas poderão ser encontrados em uma nova interface que lembra muito o 'app vizinho'.
O Spotify é uma plataforma de streaming de música que ganhou espaço entre o público. Nela, é possível ouvir produções atuais e antigas, acompanhar letras originais e traduzidas, e um catálogo diversificado de podcasts. Recentemente, foi divulgada uma atualização do Spotify que permitirá ao público conhecer novos artistas.
Nova forma de descobrir músicas no Spotify
No aplicativo, o usuário pode construir uma playlist com seus artistas favoritos e ouvir quando quiser, se tiver uma conta premium. Existem também playlists prontas, feitas por artistas presentes na plataforma ou compartilhadas pelo próprio público. Elas são nomeadas de acordo com o tema das músicas e, através delas, muitas pessoas conhecem novos sons.
Recentemente, o Spotify divulgou novas atualizações. Ocorrerão mudanças na tela inicial que permitirão ao usuário uma maneira diferente de descobrir novas músicas, podcasts ou artistas. A principal atualização é na tela inicial, que terá uma característica de feed, como nas redes sociais, principalmente o aplicativo do momento: o TikTok.
Nesse feed, serão expostas imagens ou vídeos com rolagem vertical (bem semelhante ao “app vizinho”). Essa nova forma de experimentar o aplicativo permite maior interação dos ouvintes e facilita as buscas por novos talentos. Isso porque na nova interface, também deverão ser exibidos vídeos com reprodução automática para promover artistas ou faixas recém-lançadas.
Com esse novo recurso, os ouvintes conseguirão acessar mais rapidamente músicas e listas de reprodução sem precisar ouvir a discografia ou playlist completas.
Há outro serviço similar ao das redes sociais que também já havia sido implementado no Spotify. Em períodos de lançamento de álbuns, as entrevistas ou algum conteúdo especial são disponibilizados na plataforma como “story”. Assim como no final do ano, quando há uma retrospectiva de cada ouvinte.
Para ter acesso a essa nova forma, é simples. O usuário deve se direcionar ao canto superior do aplicativo, onde constam as capas de álbuns e listas de reprodução do próprio perfil. Ao iniciar algum dos serviços, como música, podcast ou shows, o usuário ativará o novo feed de rolagem vertical.
Essas mudanças no aplicativo indicam que a empresa não se mantém no foco de apenas oferecer um aplicativo de música, mas sim algo que conversa e interage com seu público.
Essa novidade chegará gradualmente para todas as contas.