Fim de um sonho! Por que brasileiros em Portugal querem sair do país?
Em 2022, houve um recorde de pedidos de brasileiros em Portugal querendo voltar para o Brasil.
Brasileiros que antes haviam se mudado para Portugal em busca de uma melhor qualidade de vida estão pedindo para retornar ao seu país de origem. Os motivos são desemprego, empregos precários, preços exorbitantes de aluguéis e inflação a 30% na cesta básica em apenas um ano, além das burocracias do governo português.
Todos esses fatores estão fazendo com que os brasileiros em Portugal se sintam insatisfeitos, resultando em um aumento recorde de pedidos para voltar ao Brasil em 2022. No ano passado, 913 brasileiros se inscreveram no programa de retorno voluntário Árvore, da Organização Internacional para as Migrações.
Desses, 350 pessoas conseguiram apoio financeiro para voltar ao Brasil e recomeçar suas vidas, 17 a mais do que em 2020, o que se deve, em grande parte, ao aumento de casos de covid-19, o que culminou em uma pandemia.
Vasco Malta, chefe da missão em Lisboa do programa Árvore e integrante do sistema da ONU, afirmou:
“Há uma mistura entre falta de acesso ao emprego, dificuldade das condições econômicas e da regularização. No universo dos cidadãos brasileiros em Portugal, que é bastante grande, para nós, é um número significativo (o de indivíduos inscritos no ano passado). Entre as pessoas que nos procuram, cerca de 80% são brasileiras.”
Sem emprego e sem um bom imóvel: a luta de brasileiros em Portugal
Sem a autorização de residência emitida pelo governo, os imigrantes que não possuem os documentos necessários acabam tendo uma vida difícil, sem um bom emprego, devido à disputa acirrada por vagas, ou um imóvel decente para morar no Porto ou em Lisboa.
Ao ver os 350 brasileiros que voltaram com a ajuda do programa Árvore, Vasco Malta alertou aqueles que sonham imigrar para Portugal:
“Venham informados. Isto significa que a pessoa ou família que decidir emigrar deverá preparar, estudar, procurar saber qual a realidade que vai encontrar. É fundamental que as famílias decidam sempre com base em fatos para que o processo migratório corra bem.”
Regularização do visto
Devido aos problemas de regularização enfrentados pelos imigrantes em Portugal e à dificuldade de obter o visto, o governo criou algumas medidas emergenciais:
- Renovação automática de 21,5 mil autorizações realizadas em janeiro;
- Nova plataforma de regularização automática para brasileiros e africanos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, a partir do dia 13 de março de 2023.