Quem vai levar? Saiba mais sobre as discussões acerca dos favoritos para o Oscar 2023
O Oscar 2023 acontece neste domingo (12). A poucas horas da cerimônia, ainda há dúvidas e discussões a respeito dos indicados deste ano.
Faltam menos de dois dias para a maior premiação do mundo do cinema, o Oscar. Apesar de ser a premiação com maior destaque e visibilidade na mídia, não é a única cerimônia que premia os grandes momentos e celebridades do cinema.
Temos outros prêmios, como BAFTA, Critic’s Choice Award, Globo de Ouro, dentre vários outros. Com a maioria dessas premiações acontecendo antes do Oscar, é possível ter uma noção de quem são os favoritos para as principais categorias.
Há anos já é costume do Oscar realizar uma cerimônia fechada, em que categorias de menor peso são apresentadas e os ganhadores são revelados. Isso permite que a grande cerimônia que é transmitida ao vivo seja um verdadeiro show.
Mas e quanto às indicações e aos favoritos de 2023? Como todos sabemos, o Oscar 2023 premia filmes lançados no ano de 2022. Portanto, as estreias que aconteceram neste ano ficam para a premiação de 2024.
Mas vamos ao que todos querem saber: quem são os favoritos? A lista de premiados é muito grande e já está sendo discutida em muitos cantos da internet, então caberá a nós trazer uma proposta diferente: quais são os favoritos que mais estão gerando polêmicas?
Dilema musical
Como sempre, há aqueles que não concordam com uma ou outra indicação, ou com um favorito. Temos, por exemplo, na categoria de Canção Original, duas grandes divas do pop, Rihanna e Lady Gaga.
Ambas concorrem com as músicas “Lift Me Up”, de “Pantera Negra: Wakanda para Sempre”, e “Hold My Hand”, de “Top Gun: Maverick”, respectivamente.
Qualquer um nota imediatamente que, além das deusas do pop, temos duas produções enormes. Sendo assim, uma delas é a favorita, não é? Não! A canção que é a grande favorita a ganhar a premiação é “Naatu Naatu”, do filme indiano “RRR“.
Muitos, inclusive, criticaram a falta do filme na categoria de Melhor Filme Internacional, mas sua ausência é justificada por conta de o estúdio que o produziu não o ter indicado para tal.
Favoritos para Melhor Filme
Contudo, a verdadeira produção que está chamando atenção nesta edição do Oscar é o longa “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”. Esse filme foi uma das grandes revelações de 2022, inclusive gerando muitas comparações com o blockbuster da Marvel “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura”.
Ambos os filmes tratam da temática de multiverso, no entanto “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” realmente apresenta perfeitamente como o conceito funciona e traz uma história envolvente e coesa (dentro dos seus parâmetros).
O sucesso do longa foi tanto que ele está concorrendo em nada menos do que dez categorias do Oscar deste ano. Inclusive, na categoria de Atriz Coadjuvante, o longa conta com duas indicações, sendo das atrizes Stephanie Hsu e Jamie Lee Curtis.
Até o momento, o grande favorito para a vitória na categoria de Melhor Filme é “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo”.
Alguns críticos e outras pessoas muito próximas ao cenário acreditam que os maiores concorrentes do longa estrelado por Michelle Yeoh sejam “Tár” e “Nada de Novo no Front”. Contudo, como o último também concorre em Melhor Filme Internacional, é possível que o prêmio fique entre os dois primeiros.
E aqui temos a polêmica. Isso porque, apesar do consenso de “Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo” ser um ótimo filme, alguns acreditam que, dentre os concorrentes, há outros mais dignos da vitória.
Como estávamos apresentando, “Tár” está em segundo lugar nas pesquisas de chance de vitória, e por muitos é considerado o verdadeiro digno da vitória. No entanto, a crítica popular não é quem decide os vitoriosos, sendo assim, resta-nos esperar este domingo para obtermos as respostas do Oscar 2023.