Cientistas descobrem de onde vem a água da Terra; origem é SURREAL!
Após vários anos acreditando que a água presente na Terra veio dos cometas, novas descobertas comprovam que ela sempre esteve aqui.
Todos que já passaram pelos conhecimentos básicos de biologia na escola sabem que, sem dúvidas, a água é o elemento mais essencial para a vida. Há muitos anos, os cientistas já chegaram a essa conclusão, ainda que não seja uma conclusão difícil de se fazer.
Entretanto, a questão que realmente sempre preocupou foi quanto de água temos no mundo e em quanto tempo vamos esgotá-la.
Mesmo que o nosso planeta seja ¾ de água, não é toda essa quantidade que está disponível para consumo humano. Portanto, os estudos sobre o universo sempre buscaram responder a duas questões principais: De onde veio a água? E onde podemos encontrá-la?
Formação dos oceanos
Após anos e anos de estudos, descobrimos que a água existente em nosso planeta veio de cometas que se chocaram com nosso planeta em sua formação. Por conta do momento em que esses choques aconteceram e de a Terra ser basicamente uma bola de fogo, os cometas e a água presente neles rapidamente se fundiram com o planeta.
Quando a Terra já havia se resfriado e formado uma fina crosta terrestre, os elementos mais pesados por conta da gravidade foram aos poucos afundando no interior do planeta.
Logicamente, os elementos mais leves “flutuaram” para as camadas exteriores, e nesse momento houve diversas explosões vulcânicas que liberaram enormes quantidades de vapor e água na superfície, formando os mares e a atmosfera de hoje.
Descoberta sobre a origem da água
Graças às novas descobertas, existe uma pequena modificação na explicação acima, não foram apenas os cometas que trouxeram água para a Terra. Todos os planetas se formam em discos protoplanetários, que são uma enorme nuvem de poeira e gás orbitando uma estrela “recém-nascida”.
Quando uma estrela se forma em uma nebulosa, ela incorpora a maior parte da matéria ali presente, deixando para trás apenas o disco protoplanetário com o que não foi utilizado.
Estudando um desses discos, mais especificamente o presente no sistema V883 Orionis, a 1300 anos-luz da Terra, os cientistas descobriram que há água nele.
Isso significa que, em meio a poeira e o gás que formaram os planetas, já existia água, ou seja, provavelmente o mesmo aconteceu aqui. Esse conhecimento explica o ponto de maior discussão sobre a formação do nosso sistema solar, que é de onde vieram os cometas com água.
Sendo assim, é muito provável que todos os cometas presentes em nosso sistema solar tenham sido formados na verdade pela acumulação de poeira e água que não foi incorporada pelos planetas.
A descoberta do V883 Orionis, e de seu disco protoplanetário composto por poeira, gás e água, modifica muito do que sabíamos sobre a formação da Terra.