5 objetos que você usa diariamente e não sabia que são invenções da Nasa
A Nasa desenvolve diversas tecnologias para facilitar as explorações espaciais. Algumas delas foram incorporadas a ferramentas diárias!
Muitas ferramentas e utensílios comuns, que usamos para tarefas diárias, foram desenvolvidos por organizações para fins completamente diferentes. Alguns desses, inclusive, foram feitos por ninguém menos que os cientistas da Nasa, a agência espacial americana.
Isso significa que muitas coisas que hoje as pessoas utilizam, e que talvez você esteja inclusive usando enquanto lê esta matéria, tiveram desenvolvimento pensando no espaço.
A lista a seguir contém apenas alguns exemplos de instrumentos que a Nasa criou e que receberam modificações para a utilização popular. Junto aos exemplos, poderá conferir qual era a finalidade de cada um.
Instrumentos e utensílios desenvolvidos pela Nasa
1. Fones de ouvido sem fio
Quem já utilizou ou utiliza fones de ouvido sem fio sabe o prazer que é poder escutar músicas ou vídeos sem fios atrapalhando. E foi exatamente para essa finalidade que surgiram.
Em uma espaçonave, fios espalhados na gravidade zero podem atrapalhar a movimentação ou até mesmo se prender a outros aparelhos.
Portanto, um fone que permitisse a movimentação fluida dos astronautas e que ainda possibilitasse uma comunicação eficaz era essencial.
2. Aspirador de pó sem fio
Definitivamente, os fios são uma questão para a Nasa. No caso do aspirador, o objetivo era a coleta de poeira na superfície lunar.
Portanto, necessitava operar com energia interna e ter uma dimensão pequena para ser incorporado aos rovers e veículos lunares. Posteriormente, várias dessas funcionalidades tiveram aplicação nos atuais aspiradores de pó para casa.
3. Lentes antiarranhões
Até o momento, os exemplos são tecnológicos e avançados, mas e se você descobrir que a proteção para arranhões em lentes foi originalmente desenvolvida para viseiras de capacetes.
O que começou como uma proteção plástica para espaçonaves rapidamente incorporou-se aos capacetes espaciais para evitar arranhões e impedir a má visão dos astronautas.
Logicamente, uma tecnologia dessas ia parar nas lentes de óculos em todo o mundo.
4. Revestimento anticorrosivo
Esse exemplo dispensa apresentações, afinal todos sabem que as espaçonaves devem ser capazes de resistir às mais terríveis condições.
Por conta da temperatura fora da Terra e da proteção da atmosfera, as espaçonaves necessitam resistir ao frio e ao calor extremos.
Com isso em mente, houve a criação de diversos tipos de revestimentos. Assim, um deles possibilitou o aparecimento dos protetores anticorrosão.
5. Câmeras de celular
Os smartphones modernos utilizam as mais refinadas e atuais tecnologias. Isso começou anos atrás, quando a Nasa desenvolveu, nos anos 1990, câmeras capazes de ocupar pequenos espaços, possibilitando mais instrumentos junto a elas.
Não apenas as câmeras, mas toda a capacidade de juntar muitas utilidades em pequenos aparelhos ocorreu para a criação e o aperfeiçoamento dos primeiros smartphones.