YouTube anuncia implementação de IA para criação de vídeos
YouTube anunciou recursos baseados em IA para a criação de vídeos. O anúncio é parte da política de concorrência da Google no mercado de IA.
A não ser que você esteja fora da internet há meses, sem dúvidas já sabe que atualmente as IAs (inteligências artificiais) tomaram conta dos noticiários. O ChatGPT foi lançado há apenas três meses, em novembro de 2022, e neste pouco tempo já revolucionou o mundo da tecnologia.
Isso acontece pois a IA desenvolvida pela OpenAI foi treinada para ser capaz de responder adequadamente e com precisão qualquer pergunta. Portanto, com isso, o chatbot consegue produzir respostas altamente precisas e fluidas, sendo inclusive utilizadas por alguns para a criação de textos completos.
Logicamente, a utilização dessa ferramenta rapidamente foi incorporada para a criação de textos, gerando algumas polêmicas com editoras e escritores.
No entanto, é inegável o avanço tecnológico que essa IA realizou no mundo. Isso porque, além de sua própria capacidade, ela impulsionou concorrentes a desenvolverem rapidamente suas próprias IAs.
Google vs. OpenAI
Um dos concorrentes da OpenAI é o Google, que teve suas costas colocadas contra a parede quando o seu principal serviço foi posto em cheque pelo ChatGPT. Caso não tenha compreendido o que foi dito, é na realidade muito simples.
O ChatGPT consegue identificar quase que perfeitamente qualquer solicitação feita pelo seu usuário, mostrando resultados precisos e coesos. Quem era o responsável na internet por esse tipo de ferramenta de pesquisa antes do ChatGPT? Pois é, o Google!
Desta forma, ele pode ser rapidamente superado pelo chatbot da OpenAI se não encontrar uma forma rápida de retomar a atenção para sua plataforma. No início de fevereiro, a empresa havia divulgado uma IA própria, chamada de Bard, com o intuito de ser concorrente do ChatGPT.
Mesmo que tenha feito isso com a intenção de chamar atenção para o seu produto em desenvolvimento, o anúncio não foi bem visto, e acabou gerando várias reclamações em relação aos investidores e a própria equipe do Google.
Implementação de IAs para criação de vídeos no YouTube
Em meio a toda essa polêmica, o CEO do YouTube, Neal Mohan, anunciou que lançará recursos baseados em IA para os criadores de conteúdo.
A plataforma do YouTube, para aqueles que desconhecem, foi adquirida pelo Google em 2006. Portanto, esse anúncio faz parte, na realidade, de mais uma das tentativas da empresa de gerar concorrência no campo das IAs.
Ainda há poucas informações sobre exatamente quais serão os recursos adicionados com a implementação de IAs na plataforma. Contudo, Neal Mohan declarou:
“O poder da IA está apenas começando a surgir de maneiras que reinventarão o modo como produzimos vídeos e tornarão possível o que, aparentemente, era impossível”.
Além disso, o executivo também afirmou que as novas ferramentas estão sendo feitas com muito cuidado, pois devem conter “proteções para adotar essa tecnologia com responsabilidade”.