Novos óculos X-AR mesclam realidade virtual com visão raio X
Aparelho desenvolvido pelo MIT é uma extensão para o Microsoft Hololens, que permite a localização de objetos escondidos em caixas.
Atualmente, há diversos avanços tecnológicos chegando cada vez mais rapidamente e para diferentes tipos de situações. A mais nova tecnologia desenvolvida pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) refere-se aos óculos de raio X para uso em depósitos.
Divulgado no site e no canal no YouTube do MIT, o X-AR foi desenvolvido no Media Lab. O intuito do projeto é auxiliar operadores de depósito a encontrar itens, mesmo que estejam dentro de caixas.
Apesar de seu nome, na realidade, o headset não utiliza ondas de raio X para se guiar, mas, sim, ondas de rádio. Para que isso seja possível, os objetos desejados devem ter etiquetas Radio Frequency Identification (RFID; traduzido: Identificação por Radiofrequência).
Recentemente, essas etiquetas apareceram como uma novidade para as empresas. As RFID são usadas por diversas empresas para a rápida identificação de produtos.
Mesmo que sejam uma novidade para a identificação de produtos, a RFID já existia. Contudo, apenas utilizavam-na para autorizações de acesso. No entanto, passou a ser mais utilizada para a catalogação de mercadorias, bem como uma melhora na segurança e no controle de estoques.
X-AR e suas funcionalidades
Conforme pode ser visto no vídeo que o MIT Media Lab divulgou, o X-AR é basicamente uma extensão para o Microsoft Hololens. Sendo assim, o X-AR atua captando os sinais de radiofrequência emitidos pelas etiquetas RFID e os envia para o visor de realidade virtual do Hololens.
A partir disso, o usuário seleciona o item que deseja encontrar pelo inventário, o Hololens passa a decodificar as informações do X-AR e identificar visualmente para o usuário onde está o item. O X-AR mapeia os arredores para identificar a distância e movimentação do usuário, permitindo maior precisão na localização.
Por utilizar ondas de radiofrequência, o X-AR permite a localização de itens sob pilhas, dentro de caixas ou escondidas por algum obstáculo. De acordo com os testes realizados, a página oficial do X-AR no MIT apresenta que os óculos têm uma precisão de 9,8 centímetros e apresentaram 95% de eficácia na diferenciação de objetos.
Até o momento, o instrumento está nas fases de testes e ainda conta com um visual “não polido”. Ou seja, provavelmente seu visual final vai ser mais “bonito” e organizado para comercialização. Abaixo, poderá conferir o vídeo divulgado no YouTube.
Ele está em inglês e não possui legenda oficial em português, mas é possível solicitar a tradução automática no ícone de Configuração > Legendas > Traduzir automaticamente > Português.