Risco à saúde: estudo mostra que alimentos industrializados podem conter microplásticos
Partículas de plásticos já estariam nos alimentos consumidos em larga escala, fazendo parte das refeições da população.
A utilização do plástico tem sido foco de debate há muito tempo na sociedade em geral, principalmente em relação ao descarte incorreto desses materiais. Essa destinação errada já traz grandes consequências para a poluição do planeta, como tem sido visto nos mares e solos.
Um estudo publicado na revista eClinicalMedicine mês passado aponta que os microplásticos, partículas plásticas com menos de cinco milímetros, estão em muitos alimentos industrializados.
O que diz o estudo?
A pesquisa traz a informação de que alimentos que passam por um alto processamento e com produção em grande quantidade possuem microplásticos na composição. Por sua vez, esses microplásticos podem entrar nos alimentos por meio da embalagem.
Diante disso, a grande preocupação são os riscos que essa exposição pode trazer para a saúde. Dentre os riscos, há o desenvolvimento de doenças como o câncer.
O estudo aconteceu por meio do monitoramento da rotina alimentar de cerca de duzentos mil participantes. Desse modo, havia o registro diário das dietas dessas pessoas e de suas condições de saúde.
Ao analisarem os dados que levantaram durante uma década, os cientistas da Imperial College School of Public Health de Londres perceberam que o consumo dos alimentos ultraprocessados possui ligação direta com uma maior chance do desenvolvimento de câncer, além do agravamento da doença.
Essa associação com o consumo de alimentos industrializados contou com a seguinte análise: quando acontecia o aumento de 10% da presença desse tipo de alimento na dieta, identificou-se um crescimento de 2% no desenvolvimento de diferentes tipos de câncer e de 19% da incidência de câncer de ovário.
Dessa forma, os pesquisadores afirmam que diminuir o consumo ao máximo desse tipo de alimento pode ser uma das formas de evitar o desenvolvimento de doenças graves. Além disso, pode ter uma vida mais saudável com a adição de alimentos naturais.