Conheça o cloreto de vinila, substância cancerígena que vazou no acidente dos EUA

O cloreto de vinila pode trazer sérios danos ambientais, além de problemas físicos e neurológicos.

No último dia 3 de fevereiro, um trem que carregava material químico descarrilou nos Estados Unidos e provocou o que pode ser uma das maiores tragédias ambientais da história do país. O acidente ocorreu em East Palestine, no estado de Ohio, quando vinte vagões carregavam materiais perigosos, como o cloreto de vinila.

Assim, recentemente, autoridades e especialistas vêm denunciando os danos que esse derramamento pode causar. Acompanhe a leitura e saiba o que é cloreto de vinila.

O acidente

Para muitos, a explosão causada pelo descarrilamento pode se comparar ao acidente de Chernobyl. No entanto, especialistas apontam que, em termos de impacto, ela não causou tantos danos materiais e ambientais, além de não ter sido tão extensa.

Porém, as autoridades ainda estão muito preocupadas em relação ao dano que ela pode trazer em longo prazo para o meio ambiente, especialmente para as comunidades mais próximas da região de impacto.

A causa do acidente ainda está sendo investigada pelo Conselho Nacional de Transportes dos Estados Unidos. Entretanto, Pete Buttigieg, secretário do Conselho, demorou para se pronunciar sobre o caso, além de divulgar poucas informações.

o que é cloreto de vinila
Foto: CNN/Reprodução

O que é a substância?

Basicamente, o cloreto de vinila é um composto sintético nocivo, que serve como solvente industrial. Por sua vez, faz parte do grupo de cloretos alifáticos, uma classe de compostos orgânicos utilizados em diversas indústrias.

No caso, o principal uso é para a fabricação de plásticos rígidos, como PVC, além de algumas tintas, adesivos, revestimento de pisos etc.

Com o derramamento, instituições ambientais e a EPA passaram a demonstrar preocupações com a população local. Especialmente pelo fato de que ele aumenta o risco de desenvolvimento de certos tipos de câncer, como de fígado, pulmão e bexiga.

Portanto, ações são realizadas especialmente para limpar e neutralizar a água contaminada pelo material, mas ele é muito difícil de remover. Por isso, os rios podem continuar contaminados por muitos anos.

você pode gostar também