Nubank INOVA com novo cartão inclusivo; conheça o NuBraille
Projeto foi desenvolvido e viabilizado para dar mais conforto aos clientes cegos ou com baixa visão.
O banco digital Nubank lançou, na última quinta-feira (23), o NuBraille, um cartão físico com experiência acessível em Braille para clientes cegos ou com baixa visão. O NuBraille é o primeiro cartão do gênero no mercado brasileiro e faz parte da missão da empresa de tornar os serviços financeiros acessíveis a todos.
Com o suporte de Gisele Oliveira, que é uma especialista cega em Diversidade e Inclusão, o projeto saiu do papel e tornou-se realidade.
O novo cartão está disponível para pessoas físicas ou jurídicas na bandeira Mastercard Gold ou Platinum. Cada um terá um design escrito em Braille, o que facilitará ao cliente saber qual é referente a cada conta que quiser utilizar.
Os cartões terão o primeiro nome do cliente ou até da empresa em Braille e os quatro últimos dígitos impressos no sistema de escrita tátil, diretamente no cartão.
O banco ainda anunciou que os primeiros cinco mil clientes dessa modalidade ganharão um kit de boas-vindas com um chip de áudio.
Os clientes que fizeram a solicitação receberão um QR Code que levará para um vídeo no YouTube com instruções de desbloqueio e sobre cartões virtuais.
Os usuários com deficiências visuais podem solicitar o cartão pelo telefone 0800 608 6236. Entretanto, por enquanto, não é possível fazer o pedido pelo aplicativo.
Dia a dia mais independente
O Nubank parece estar comprometido com a inclusão, um movimento importante e que deve ser comemorado, já que esse novo recurso poderá ajudar muitas pessoas. Permitindo que uma atividade diária se torne ainda mais simples e independente.
Gisele, que ajudou ativamente no projeto, deu uma declaração feliz:
“Uma vez que reforça o sentimento de pertencimento, inclusão e também de ordem afetiva, já que o Braille não está presente no cotidiano ou na escrita em tinta.
Há dificuldade de acesso a livros, revistas, e, inclusive, nas escolas, onde raramente crianças e adolescentes cegos possuem seus nomes estampados nos seus materiais escolares.
O Nubank é inovador ao inserir em Braille o nome e a empresa dos clientes nos cartões roxinho e PJ.”