Demência: os primeiros sinais da doença podem aparecer durante o sono
É preciso estar atento aos sinais de declínio cognitivo.
Todos os anos, milhares de brasileiros passam a apresentar alguns sinais de declínio cognitivo, como Alzheimer. Por esse motivo, as autoridades não poupam esforços na conscientização em relação aos sintomas e cuidados necessários para pessoas com essas condições.
No entanto, nem todo mundo conhece a demência por corpos de Lewy, uma doença cujos principais sinais podem aparecer durante o sono.
O que é a demência por corpos de Lewy?
A demência por corpos de Lewy (DCL) é uma doença neurodegenerativa progressiva que afeta o cérebro. É a segunda forma mais comum de demência, depois da doença de Alzheimer, e afeta cerca de 1,3 milhão de pessoas só nos Estados Unidos.
Em geral, seus sintomas começam lentamente, mas podem se tornar mais severos com o tempo. Eles incluem problemas de memória, problemas de atenção, delírios, alucinações visuais, alterações de humor e comportamento, dificuldade de comunicação, dificuldade para executar tarefas simples, incoordenação motora e movimentos anormais.
Por esse motivo, essas pessoas podem acabar perdendo a independência e exigem cuidados especiais. Além disso, possuem uma expectativa muito baixa em relação ao Alzheimer, com apenas 2,3 anos após descobrirem a condição.
Como o sono é um sinal dessa doença?
Como essa condição é caracterizada por uma quantidade anormal de proteínas nas células nervosas, acaba apresentando os sintomas citados acima. O problema é que é justamente durante o sono que metabolizamos essa substância, além de nossas memórias e emoções.
Dessa forma, a doença acaba prejudicando esse momento, fazendo com que as pessoas tenham pesadelos vívidos, onde elas podem apresentar espasmos, gritar e até mesmo chorar enquanto dormem.
Inclusive, esses sintomas se manifestam até mesmo muito antes da doença ser diagnosticada. Assim, foi possível observar que homens que têm esse distúrbio comportamental do sono apresentam cinco vezes mais chances de desenvolver esse tipo de demência.
No entanto, é importante entender que essa correlação não é causa. Ou seja, pode, caso uma pessoa apresente esses problemas durante o sono, não significa que ela necessariamente irá desenvolver a demência por corpos de Lewy.