Semana do Cinema: indicadores apontam crescimento de público em 180%

Foram mais de 3,7 milhões de ingressos vendidos em apenas 6 dias.

Os brasileiros amam assistir filmes, sejam eles de comédia, romance ou terror. Por conta disso, as sessões de estreia de diversas obras sempre ficam lotadas, mesmo que o valor do ingresso seja pouco acessível.

Por esse motivo, quando ocorre um evento como a Semana do Cinema, promovido pela FENEEC (Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas), o público acaba sendo bem alto. Esse ano, o cinema brasileiro bateu o recorde de ingressos vendidos.

Altos custos dos ingressos para brasileiros

No geral, o cinema não é nada acessível para os brasileiros. Isso porque os ingressos apresentam um alto custo, que especialistas apontam ser até dez vezes maior que o valor de um ingresso nos Estados Unidos.

Além disso, muitos críticos também destacam que a disponibilidade dos filmes em salas é bastante limitada, visto que muitas sessões acabam ocorrendo em horários inadequados. Inclusive, a qualidade das salas e sistemas de som também tendem a ser inferiores, o que pode proporcionar uma experiência não muito agradável.

Ainda assim, muitas produções brasileiras brigam por espaço nas salas de cinema, mas conseguem poucas sessões todos os anos, especialmente quando as comparamos com os blockbusters americanos.

Cinema mais acessível

Essa segunda edição da Semana do Cinema, que ocorreu entre os dias 9 e 14 de fevereiro, levou mais de 3 milhões de pessoas às grandes telas. Com o ingresso a apenas R$ 10, a recepção do público foi grande, aumentando a bilheteria total desses 6 dias em até 46%, o que gerou uma renda de R$ 42,3 milhões.

Nas diversas salas espalhadas pelo país, o filme com o melhor público foi “Gato de Botas 2: O último pedido”. Em seguida, um dos maiores blockbusters de todos os tempos, “Avatar: O Caminho da Água”, também arrecadou diversos espectadores.

Os resultados foram tão positivos que a expectativa é de que novas semanas como essa apareçam ao longo do ano, bem semelhante ao que acontece em países como os Estados Unidos no National Cinema Day e a Espanha, com a La Fiesta Del Cine.

você pode gostar também