Lasers misteriosos no céu do Havaí são captados por satélite; veja vídeo
Contato alienígena foi apontado como hipótese, porém o rumor foi rapidamente descartado. Entenda o que são.
No final de janeiro, alguns lasers foram vistos no céu do Havaí, arquipélago norte-americano. A cena, capturada pelo telescópio Subaru chamou muita atenção pela semelhança com os feixes de luz do longa de grande sucesso “Matrix”, lançado em 1999 e estrelado por Keanu Reeves.
A cena também levantou rumores sobre um possível contato ou até mesmo ataque alienígena, mas a hipótese foi rapidamente descartada por autoridades. No vídeo abaixo, é possível ver o momento exato em que a câmera do Subaru captou os lasers de cor verde. Veja:
De onde vieram os lasers?
Apesar de muitos entusiastas prontamente imaginarem alguma ligação com vida extraterrestre, o Observatório Astronômico Nacional do Japão (NAOJ), responsável pelo telescópio Subaru, inicialmente apontou que os lasers estavam relacionados ao satélite ICESat-2, pertencente à agência estadunidense NASA (Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço).
Mais tarde, no início de fevereiro, a autoria do disparo de lasers foi ligada a outro país. Em vídeo publicado pela NAOJ no Youtube, foi esclarecido que:
“De acordo com o Anthony J. Martino, cientista da NASA que trabalha no ICESat-2 ATLAS, (o disparo de laser) não é por seu instrumento, mas por outros.”
Após a identificação, a equipe do Subaru utilizou sua conta oficial no Twitter para esclarecer que os lasers verdes vieram do satélite chinês Daqi-1, lançado em 2022.
The green laser lights captured with the Subaru-Asahi Star Camera on Mauakea, Hawai`i, on Jan 28, 2023, were most likely from Dqui-1, a Chinese atmospheric environment monitoring satellite. Watch the YouTube video by The Asahi Shimbun at:https://t.co/gJkAo2H39A pic.twitter.com/2kftA4Ela1
— Subaru Telescope Eng (@SubaruTel_Eng) February 14, 2023
Por que o Daqi-1 emite lasers?
Lançado em abril de 2022, o satélite chinês Daqi-1 tem o objetivo de monitorar o ambiente atmosférico da Terra, assim como o ICESat-2, da NASA, medindo os níveis de carbono e a poluição da atmosfera.
Entre os equipamentos utilizados pela espaçonave está o ACDL (Lidar de Detecção de Aerossol e Dióxido de Carbono, em tradução literal da sigla em inglês).
“Lidar” é a palavra utilizada para abreviar “Detecção de Luz e Alcance”. No caso do Daqi-1, o trabalho é feito através de feixes de laser, enviados para mapear a área em estudo.
Após especulações, foi finalmente esclarecido que as luzes do Daqi-1 foram responsáveis por iluminar os céus do Havaí em janeiro.